Geração Distribuída: Biogás tem levado energia para zonas rurais no Brasil

Image

ABIOGÁS destaca que a cadeia produtiva vem ganhando cada vez mais espaço e encontrando na micro e mini geração de energia oportunidades interessantes, entretanto, questões ambientais e de previsibilidade de preços precisa evoluir.

O crescimento do setor de Biogás no Brasil vem ganhando cada vez mais espaço e encontrando nas tecnologias brasileiras uma grande oportunidade de desenvolvimento inclusive para a geração distribuída.

Dados da Associação Brasileira de Biogás (ABIOGAS) reforçam que 90% do potencial de produção do biogás hoje está em resíduos agropecuários, os quais precisam ser tratados e destinados corretamente para evitar pausas na expansão da atividade. A mini e microgeração de energia também vêm encontrando oportunidades nas áreas rurais, uma vez que esse tipo de região costuma sofrer com a ausência de redes elétricas ou redes em condições precárias.

Tamar Roitman, gerente executiva da ABIOGAS, reforça que o combustível renovável traz importantes oportunidades de crescimento, onde além de tratar os resíduos sólidos, também favorece a produção de energia limpa, assim como fertilizantes. “Gerar energia com o biogás representa ganhos de produtividade e redução de perdas com a falta de energia” destaca ela.

Uso de tecnologias nacionais tem fortalecido o mercado de biogás no Brasil

A produção de biogás tem se desenvolvido de forma rápida de acordo com a instituição e tem em equipamentos nacionais com grande eficiência o impulso para uma produção de energia com qualidade e rentabilidade dos investimentos.

Roitman explica que o biogás vem utilizando cada vez mais as tecnologias nacionais permitindo assim o desenvolvimento tanto da indústria brasileira, como também fomentando a geração de energia elétrica e térmica, sem contar a produção de combustível renovável e limpo.

“O biogás traz grandes oportunidades tanto na geração de energia elétrica e térmica quanto de combustíveis, podendo abastecer veículos pesados e reduzir o consumo de óleo diesel, que tem grande parte do seu volume importado. O biogás usa tecnologia nacional, movimentando a indústria brasileira e gerando empregos no país, além de ser 100% renovável” afirma ela.

Os desafios ainda encontrados pelo setor de Biogás no país

O crescimento do setor de biogás no Brasil é visto com bons olhos pelos especialistas, entretanto, o mesmo ainda possui desafios para enfrentar como a expansão do mercado e o aumento dos investimentos brasileiros.

Para Roitman o estabelecimento de regulações e a inclusão do biogás nas políticas energéticas foram cruciais, mas o setor ainda precisa de políticas públicas. “O estabelecimento de regulações e a inclusão do biogás nas políticas energéticas foram fundamentais para o desenvolvimento do setor. Agora os desafios são de expansão do mercado e aumento dos investimentos, o que passa pelo maior conhecimento dessa fonte. E nesse ponto estamos falando dos governantes que promovem políticas públicas e órgãos de licenciamento ambiental, por exemplo, além dos próprios investidores e das instituições financeiras, que precisam entender os mecanismos financeiros desses projetos” reforça ela.

Outro ponto abordado por Roitman também está na questão ambiental. “O país ainda precisa evoluir no que tange à valorização dos benefícios ambientais e da grande vantagem de previsibilidade de preços do biogás” explica ela.

As mudanças propostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre a resolução 482 também foi comentada pela especialista, onde a mesma reforça que a resolução foi um marco importantíssimo para o país e que mudanças nas regras agora precisam avaliar prós e contra para o setor.

“O crescimento do biogás na modalidade de MMGD, saindo de 760 kW em 2015 para 63 MW em 2021, mostra que uma boa política como a da REN 482 é capaz de expandir o uso de energias renováveis e desenvolver toda uma cadeia produtiva, gerando emprego e renda. Qualquer alteração das regras precisa avaliar os benefícios da geração descentralizada, o estágio de maturidade das fontes e a segurança jurídica” finaliza ela.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: