Fórum GD Sul: O potencial e oportunidades de utilização das energias renováveis no Rio Grande do Sul

Image

Primeiro dia de evento, contou com temas sobre o potencial das fontes renováveis. O segundo dia do fórum começa nesta quarta- feira (31/03) com diversos conteúdos exclusivos para a geração distribuída no Brasil.

O Fórum GD Sul – Fórum Regional de Geração Distribuída iniciou nesta terça – feira, onde Eberson Silveira, Diretor de Departamento de Energia exemplificou sobre os atrativos para energias renováveis no Rio Grande do sul.

O estado possui grande potencial de fontes renováveis, ambiente favorável para o desenvolvimento de novos projetos, excelentes universidades e parques tecnológicos e ótimas infraestruturas facilitando a logística e a conexão elétrica. Além de empresas com profissionais capacitados para desenvolver os projetos de energias renováveis (Eólica, fotovoltaica, PCHS e biomassa), onde as mesmas interessadas possuem apoio do governo Estadual.

Em relação a média do consumo de energia gaúcho, registrada nos últimos 7 anos, ‘’É possível instalar , em apenas 2% da área não urbana, uma potência de 23 GWp de energia fotovoltaica e produzir, anualmente, cerca de 34TWh de eletricidade’’, diz Silveira.

Geração Distribuída no Brasil

Segundo a resolução normativa da ANEEL, desde 2012 o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e também oferecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade.

De acordo com as novas regras, válidas a partir de 2016, é permitido o uso de qualquer fonte renovável, além da cogeração qualificada, denominando-se microgeração distribuída a central geradora com potência instalada até 75 quilowatts (KW) e minigeração distribuída aquela com potência acima de 75 kW e menor ou igual a 5 MW, conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

Além do prazo de validade referente a quantidade de energia gerada em determinado mês, que for superior à energia consumida naquele período, o consumidor fica com créditos que podem ser utilizados para diminuir a fatura dos próximo meses. O prazo de validade dos créditos passou de 36 para 60 meses.

A potência instalada por classe de consumo tem como liderança o residencial, representando 39%, em seguida comercial, 38%, rural, 13%, industrial , 9% e de menor predominância, o setor público, 1%.

Fórum GD Sul

O Fórum GD Sul tem como principal objetivo transmitir conteúdo técnico, comercial e científico de alta qualidade sobre o setor GD no Brasil e no mundo.

O evento acontece entre os dias 30, 31 de março e 01 de abril será debatido entre os participantes da transmissão com opiniões de importantes especialistas do setor sobre o desenvolvimento e oportunidades do setor energia solar fotovoltaica, assim como também acesso a outros temas que envolvem o setor GD no país.

Será disponibilizados benefícios de acesso a feira online, estandes de patrocinadores e apoiadores, e participação por chat ou canal, com perguntas sendo enviadas por internautas e espectadores.

Para aqueles que realizaram a inscrição é possível acessar o segundo dia do evento diretamente pelo link de transmissão: Fórum GD Sul ao vivo e será transmitido durante os 3 dias para os participantes que realizaram a inscrição.

Fonte: Biomassa BR
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUL - 8º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
30, 31 DE MARÇO e 01 DE ABRIL DE 2021
100% ONLINE

SITE OFICIAL: www.forumgdsul.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Patrocinadores: ECORI ENERGIA SOLAR / CLAMPER / NEXEN GROUP / PHB SOLAR / AMARA-E / SICES SOLAR / CISER / L8 GROUP/ INOX-PARAFUSOS / SSM SOLAR BRASIL / JA SOLAR / WDC NETWORKS / WEG / EMBRASTEC / GOODWE / SUNGROW POWER / INGETEAM / LONGI SOLAR / SOLIS INVERTERS / AMPHENOL / POLITEC / PROAUTO ELECTRIC / PIETA TECH / MODULAR ESTRUTURAS / EDELTEC SOLAR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: