Biogás: Com alta no petróleo mercado prevê crescimento do uso de combustíveis renováveis

Image

Reajustes dos combustíveis promovidos pela Petrobras podem servir como alavanca para uso de novos substitutos energéticos nos próximos meses

O reajuste na taxa dos combustíveis fósseis pela Petrobras em março de 2021 trouxe força ao debate energético renovável no Brasil nos últimos dias, como o uso do biogás.

A alta do Diesel e da Gasolina tem sido um desafio para muitas categorias que dependem desse tipo de combustível para trabalhar, entretanto, muitos especialistas também acreditam que a situação pode modificar a procura por substitutos energéticos mais baratos e inclusive menos poluentes como é o caso do biometano.

Em entrevista ao Portal Biomassa BR, a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) destacou que o biogás pode se tornar um bom candidato para substituição do derivado do petróleo tanto para o uso veicular como também em transportes mais pesados.

Os reajustes de combustíveis fósseis no Brasil

No início de março a Petrobras anunciou um aumento de 8,8% no preço da gasolina e também de 5,5% no preço do diesel nas refinarias.

De acordo com a companhia o reajuste aconteceu devido ao movimento da alta dos preços internacionais do petróleo nos últimos dias, onde a valorização do barril de petróleo atingiu o patamar de 7,5%.

Através de sua assessoria de imprensa, a Estatal destacou que os aumentos dos preços são fundamentais para suprir o mercado brasileiro de combustível, evitando assim qualquer tipo de desabastecimento.

Na tentativa de segurar os aumentos, o governo federal, por sua vez, decidiu então segurar a cobrança do PIS/COFINS do diesel e também do GLP.

Biogás como uma importante alternativa nesse cenário

Diante do aumento do combustível fóssil, a produção de biogás pode encontrar uma nova oportunidade na matriz energética brasileira de acordo com a ABiogás.

O crescimento de veículos preparados para esse tipo de combustível já está em constante crescimento e mesmo com os desafios e entraves que a pandemia do novo coronavirus trouxe, os investimentos sustentáveis não pararam.

Um levantamento desenvolvido pela ABiogás mostra que o potencial de biometano no país é enorme e que se o mesmo fosse realmente aproveitado poderia substituir em 70% a demanda utilizada em diesel no Brasil. “Cálculos apontam que o biogás gera uma economia de 20% a 30%, quase R$ 1 por litro equivalente de diesel. A redução das emissões de CO2 pode chegar a 96% na substituição do combustível fóssil” reforça a instituição.

Além disso, a instituição também destacou que o biogás possui inúmeras vantagens sobre os combustíveis fósseis, sendo além de ambientalmente correto, uma opção com previsibilidade econômica visto que o mesmo não depende de fatores extras de correção, como os preços internacionais usados na cotação do petróleo.

“A ABiogás acredita que o biometano pode ser uma alternativa para diversificar a matriz de combustíveis no Brasil, principalmente em um contexto de aumento de preços dos combustíveis fósseis atrelados ao barril de petróleo e ao dólar. O biogás, ao contrário, proporciona maior previsibilidade econômica, por não estar condicionado a estes fatores de correção” afirma a instituição.

Fonte: Biomassa BR
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUL - 8º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
30, 31 DE MARÇO e 01 DE ABRIL DE 2021
100% ONLINE

SITE OFICIAL: www.forumgdsul.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Patrocinadores: ECORI ENERGIA SOLAR / CLAMPER / NEXEN GROUP / PHB SOLAR / AMARA-E / SICES SOLAR / CISER / L8 GROUP/ INOX-PARAFUSOS / SSM SOLAR BRASIL / JA SOLAR / WDC NETWORKS / WEG / EMBRASTEC / GOODWE / SUNGROW POWER / INGETEAM / LONGI SOLAR / SOLIS INVERTERS / AMPHENOL / POLITEC / PROAUTO ELECTRIC / PIETA TECH / MODULAR ESTRUTURAS / EDELTEC SOLAR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: