ABIOGÁS foi selecionada por incubadora global para criar oportunidades de recuperação econômica sustentável

Image

Em entrevista exclusiva ao Portal biomassa Tamar Roitman, Gerente Executiva, da ABIOGÁS fala sobre potencial sucroenergético e oportunidades sustentáveis.

BIOMASSA BR: Fale sobre a ABIOGÁS, foco e objetivo da entidade?

RESPOSTA: A Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) foi criada em 2013 com o objetivo de ser um canal de interlocução com a sociedade, governo, autarquias e órgãos responsáveis pelo planejamento energético brasileiro. A ABiogás tem como objetivo transformar a energia elétrica, combustível e térmica, geradas pelo biogás, em commodities energéticas amplamente utilizadas, aumentando a participação na matriz energética.

A associação, que começou com apenas nove empresas, hoje conta com mais de 70 associadas que representam todos os setores da cadeia de produção, aproveitamento e beneficiamento do segmento de biogás. Com responsabilidade na atuação junto aos órgãos competentes e o compromisso com a divulgação de informações relevantes, a ABiogás, seus associados e parceiros visam sempre alcançar os melhores e mais transformadores resultados para a sociedade brasileira.

BIOMASSA BR: A ABIOGÁS foi selecionada por incubadora global liderada por investidores para criar oportunidades de recuperação econômica sustentável. Como é para a associação fazer parte desta oportunidade?

RESPOSTA: Consideramos uma conquista para o setor. O Fundo Garantidor do Biogás é uma ideia que nasceu em 2014 na primeira proposta do Programa Nacional para o Biogás e Biometano (PNBB) lançado pela entidade. Um dos grandes desafios para a captação de recursos para projetos de biogás é a alta garantia solicitada pelas instituições financeiras. O objetivo do fundo é reduzir o risco dos bancos e aumentar o acesso ao crédito. O Lab vai nos ajudar a estruturar este fundo, que não existe, mas será lançado ainda este ano, após o período de sete meses de preparação junto á incubadora. Sabemos que existem recursos, o que falta é mostrar ao mercado a viabilidade dos projetos de biogás.

O Brasil é considerado o país com o maior potencial de produção de biogás no mundo. Sendo assim, atualmente quais as principais tecnologias e potencial do mercado?

RESPOSTA: O maior potencial está no setor sucroenergético. Segundo os cálculos da ABiogás, podemos chegar a uma produção de 57,6 milhões m³/dia apenas na indústria de cana-de-açúcar. Em seguida, vem a proteína animal (38,9 millhões m³/dia); produção agrícola (18,2 milhões m³/dia); e saneamento (6,1 milhões m³/dia).
Hoje, já dispomos de tecnologia para projetos em escala comercial, com viabilidade econômica. As soluções tecnológicas desenvolvidas para o gás natural fóssil, tais como motogeradores e turbinas aeroderivadas de alta eficiência para geração de energia elétrica, motores para veículos pesados dedicados a gás, tecnologia para transporte e abastecimento de gás natural comprimido (GNC) e liquefeito (GNL), abriram novas fronteiras para o uso eficiente e com qualidade do biogás. Em relação ao processo de biodigestão, um importante desenvolvimento foi a integração dos resíduos sólidos no processo de biodigestão, tais como a palha e a torta de filtro.

BIOMASSA BR: A associação possui projetos desenvolvidos especialmente para 2021?

RESPOSTA: Mesmo em um ano de pandemia, o setor de biogás se desenvolveu. Registramos um aumento de 27% no número de usinas, mapeamos 69 novas plantas, sendo sete grandes empreendimentos que somaram investimentos de R$ 700 milhões. A associação acompanha este ritmo de crescimento. Temos trabalhado intensamente nas pautas mais importantes para o setor junto aos órgãos de governo e no legislativo. Outro braço importante da associação é a produção de conhecimento. Hoje, a ABiogás é uma referência quando o assunto é gás natural renovável.

Temos dois grandes eventos todos os anos, o Seminário Técnico, em junho, e o Fórum do Biogás, em novembro. Ano passado, tivemos que nos adaptar ao formato virtual, e a tendência é continuar assim, pelo menos o Seminário Técnico. A vantagem é que conseguimos ter mais participantes, e com a experiência do ano passado, vamos ter um evento ainda melhor este ano.

Fonte: Biomassa BR
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUL - 8º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
30, 31 DE MARÇO e 01 DE ABRIL DE 2021
100% ONLINE

SITE OFICIAL: www.forumgdsul.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Patrocinadores: ECORI ENERGIA SOLAR / CLAMPER / NEXEN GROUP / PHB SOLAR / AMARA-E / SICES SOLAR / CISER / L8 GROUP/ INOX-PARAFUSOS / SSM SOLAR BRASIL / JA SOLAR / WDC NETWORKS / WEG / EMBRASTEC / GOODWE / SUNGROW POWER / INGETEAM / LONGI SOLAR / SOLIS INVERTERS / AMPHENOL / POLITEC / PROAUTO ELECTRIC / PIETA TECH / MODULAR ESTRUTURAS / EDELTEC SOLAR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: