Produção de biomassa deve gerar impactos até na saúde pública

Image

Prefeitura de Araçatuba inaugurou o Ecoponto, destinado à produção de biomassa.

As ações de sustentabilidade estão cada vez mais latentes, a começar pelo descarte de materiais que, a princípio, não teriam finalidade alguma. Há poucos dias a Prefeitura de Araçatuba inaugurou o Ecoponto para descarte de galhos e madeiras, destinado à produção de biomassa. A área fica no Bairro Corazza, ao lado do Ecoponto de Resíduos Sólidos. A iniciativa, que atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos, partiu da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) e se tornou possível pela parceria com a empresa Monte Azul, que investiu R$ 200 mil na aquisição de equipamento. O espaço visa oferecer à população uma destinação limpa para as galhadas de poda e madeira.

Até o momento, as podas de árvores eram dispostas no meio ambiente sem uso nobre, apenas ocupando espaços nos aterros sanitários. O mesmo acontecia com as madeiras usadas em construções diversas. Com esta parceria, o material será reutilizado e transformado em combustível para fornos de cerâmicas, caldeiras, substituindo combustíveis fósseis. Segundo o secretário da SMMSA, Jorge Hector Rozas, o Ecoponto fecha um ciclo, onde madeira e descarte de podas se transformam em biomassa, reduzindo o uso de combustível fóssil. “Se não dermos o destino certo, esse material vai ficar parado em vários pontos da cidade, tornando-se nocivo ao meio ambiente”, diz.

Na avaliação previa de Rozas, haverá mudanças significativas a partir dessa ação. “A partir de um espaço destinado a este tipo de descarte, vai haver, num primeiro momento, o impacto visual na cidade, além da diminuição de queimadas e com certeza, amenizará a proliferação de vetores. Teremos ganho ambiental, paisagismo e na saúde pública”. Segundo o ambientalista, “é preciso desenvolver uma campanha de orientação aos carroceiros e munícipes, a respeito da poda particular”. O Ecoponto ficará aberto, inicialmente, de segunda a sexta em horário comercial; aos sábados, o espaço funcionará apenas na parte da manhã. Porém, já se estuda a abertura no período integral, também aos fins de semana, conforme o secretário.



Fonte: http://www.lr1.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: