Brasil testa planta da tequila para produção de etanol no Semiárido

Image

Pesquisa da Embrapa busca transformar o Agave tequilana em fonte renovável de energia, alternativa forrageira e solução para áreas de baixo IDH no Nordeste.

A Agave Tequilana, planta base da tequila mexicana, começa a ser cultivada experimentalmente no Brasil como alternativa sustentável para produção de etanol, alimentação animal e sequestro de carbono.

A iniciativa é liderada pela Embrapa Algodão, em parceria com a Santa Anna Bioenergia, e já está em andamento em três áreas-piloto na Bahia e na Paraíba.

Resistente à seca e adaptada ao clima semiárido, a espécie pode impulsionar a bioeconomia regional e contribuir para a transição energética do País. Segundo a Embrapa, o Brasil é o maior produtor mundial de Agave sisalana, mas apenas 4% da biomassa da planta é aproveitada.

A nova pesquisa, portanto, visa desenvolver um sistema de cultivo sustentável, com aproveitamento integral da biomassa e mecanização da lavoura.

A proposta vai além da produção de bioenergia. O projeto também busca reduzir desigualdades regionais, ao promover o uso agrícola de áreas historicamente afetadas pela seca e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os resíduos da produção de etanol, por exemplo, serão avaliados como forragem para ruminantes, especialmente em períodos de escassez.

Além disso, a pesquisa quer estabelecer um painel de dados químicos e energéticos para avaliar o potencial da biomassa na geração de energia e na captura de CO2. As análises estão sendo conduzidas com métodos inovadores pela equipe da Embrapa, com horizonte de cinco anos para conclusão dos estudos.


Foto: Embrapa

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: