Paraná lidera iniciativa de energia limpa com foco em biogás e biometano

Image

Características agropecuárias e agroindustriais do Estado estão entre os motivos para potencial expressivo

O estado do Paraná foi palco do primeiro Circuito Biogás nos Estados, sediado em Curitiba, no dia 18 de março. Organizado pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) e apoiado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o evento destacou as particularidades, oportunidades e desafios do setor de biogás e biometano, formas de energia limpa derivadas da biomassa.

Essas formas de energia sustentável têm como base a biomassa, ou seja, matéria orgânica vegetal ou animal, que passa por um processo de degradação por microrganismos, conhecido como digestão anaeróbia. O Paraná se destaca nesse cenário devido às suas características agropecuárias e agroindustriais, ao saneamento e tratamento adequados dos resíduos e à força da indústria local. Esses fatores conferem ao estado a liderança no potencial produtivo de biogás e biometano na região Sul do Brasil.

O evento contou com a participação das principais autoridades do setor, incluindo representantes do Governo do Estado. Norberto Ortigara, Secretário de Estado da Agricultura, enfatizou a importância de aumentar a produção energética a partir dos resíduos gerados pela agricultura paranaense, destacando o compromisso do governo em promover a economia verde e a sustentabilidade ambiental.

Guto Silva, Secretário de Estado do Planejamento, ressaltou que o Paraná já fez a escolha pelo biocombustível e pela bioenergia, afirmando que o estado tem todas as condições de liderar esse projeto não apenas no Brasil, mas ao nível mundial.

“A população cresce em níveis exponenciais e é preciso produzir alimento para essa demanda. E isso acaba também deixando um grande volume de dejetos, que queremos transformar em biogás. Só no Oeste, quase meia produção da Itaipu está sendo jogada fora e torna-se um passivo. Nós vamos transformar isso em dinheiro, em ativo. Nosso agronegócio se tornará um grande produtor, também, de energia. Isso auxilia no processo de transição energética e gera valor ao produtor, permitindo que o Paraná continue crescendo como o estado mais sustentável do Brasil”, destacou ele.

Herlon Almeida, coordenador do RenovaPR, programa do Governo do Paraná que auxilia produtores rurais na transição para energias limpas, destacou os resultados expressivos do estado no setor, como o grande número de plantas de biogás e a expansão do biometano para uso veicular. Ele também apontou os desafios a serem enfrentados.

"Discutimos o que temos que fazer para o setor evoluir, então o evento serviu para essa troca de experiência e deu uma visão estratégica, fazendo os investidores saberem onde estão os desafios, mas também onde estão as virtudes e os potenciais, o que vai ajudar o Paraná a crescer muito nos próximos anos na geração de biogás e biometano" explicou ele.

Por fim, Renata Isfer, presidente executiva da ABiogás, destacou a escolha do Paraná para sediar o evento devido ao seu protagonismo no campo das energias limpas e ao seu potencial para a produção de biogás, enfatizando os incentivos do estado para esse setor.

"E, além disso, o Paraná é um dos estados que mais tem potencial para a produção de biogás. Hoje a gente tem cerca de 200 plantas de biogás e de biometano e vários projetos que estão vindo pela frente. É um estado que tem muitos incentivos, que valoriza esse atributo ambiental, valoriza esse energético vindo da bioenergia, através de incentivos fiscais, através de financiamentos melhorados” finalizou Isfer.

O Paraná ocupa atualmente o 4º lugar em produção de biogás no Brasil, com 742.000 metros cúbicos por dia e 198 plantas de biogás, das quais 136 são de origem agropecuária, segundo a Abiogás. O estado mostra um potencial significativo para uma produção ainda maior de biometano, contribuindo assim para a transição energética e para a sustentabilidade ambiental não apenas regionalmente, mas ao nível nacional.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: