Mato Grosso visa alavancar produção de biogás

Image

Visita técnica realizada por representantes do governo em usinas do gás renovável no Paraná permitiu conferir as boas práticas do setor

O uso do biogás para gerar energia, bem como reforçar a necessidade de aderir fontes mais limpas, está sendo enxergado como bastante promissor. Assim, muitos estados brasileiros estão buscando conhecer os sistemas mais a fundo, bem como aprender com aqueles que já são líderes no segmento a fim de adquirir experiência.

Um exemplo disso vem do Mato Grosso, na região Centro-Oeste do Brasil. Recentemente representantes do governo visitaram usinas localizadas no Paraná que estão entre os projetos apoiados pelo projeto GEF Biogás Brasil. A ideia, segundo os especialistas, foi entender as boas práticas do setor, bem como buscar dicas de como ampliar a produção de biogás no estado por meio da produção agroindustrial, da agricultura familiar e da gestão sustentável de resíduos urbanos.

Vale lembrar que o projeto GEF Biogás Brasil é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e conta com o CIBiogás como principal entidade executora.

Em nota, a UNIDO destacou que a comitiva mato-grossense passou por diversas cidades paranaenses. Entre os especialistas estiveram profissionais exclusivos do projeto GEF como Bruno Casagranda Neves, especialista em Gestão de Projetos e Emilio Beltrami, especialista em Cadeia de Valor. Do lado mato-grossense, por sua vez, o secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Regional, Celso Banazeski; o secretário adjunto de Agronegócios e Investimentos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Anderson Martinis Lombardi; a coordenadora do Núcleo de Assuntos Internacionais da Casa Civil do Estado de MT, Rita de Cássia Oliveira Chiletto; o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi; e o engenheiro da Superintendência de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Aurilineu Tizot.

“Nosso intuito foi apresentar experiências concretas de negócios de biogás aos representantes do Governo de MT. As três plantas visitadas representam diferentes arranjos produtivos, tanto na agricultura familiar quanto na agroindústria e na gestão de resíduos sólidos urbanos", destacou Casagranda Neves.

O especialista ressaltou que as plantas visitadas no Paraná representam projetos de alto impacto e replicabilidade, podendo servir de modelo para outros estados brasileiros.
“Nossa expectativa é desenvolver a cadeia de valor através de uma abordagem setorial. Durante a visita técnica, exemplificamos como a integração de agentes públicos e privados se constitui como o alicerce desse processo”, finalizou Casagranda Neves.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: