Construção de sinergias internacionais, nacionais e locais são essenciais para o aumento da responsabilidade climática, diz ex Ministro José Sarney Filho

Image

Tema foi destacado durante palestra especial durante Fórum Amazônia Sustentável esta semana.

Os debates sobre as responsabilidades climáticas foram fomentados está semana. Os Fóruns Amazônia Sustentável e Carbono Zero movimentaram o setor renovável com a participação de especialistas com foco na redução dos gases poluentes na atmosfera, bem como a importância da preservação ambiental.

Uma das palestras ministradas, inclusive, teve o ex-ministro do Meio Ambiente do Brasil, José Sarney Filho como palestrante. Na ocasião, ele destacou a importância de sinergias entre dimensões internacionais, nacionais e locais para a responsabilidade climática. Sarney explica que o desenvolvimento tecnológico dos últimos anos está entre os responsáveis pelo aumento da temperatura, uma vez que desmatou florestas e abusou do uso de combustíveis fósseis para crescer.

Dessa forma é importantíssimo que todas as esferas do país e do mundo se unam a fim de diminuir o problema.

“O desenvolvimento tecnológico que marcou todo o século xx, em grande parte impulsionado pelas duas grandes guerras mundiais e pela guerra fria multiplicou a capacidade produtiva, consagrando o crescimento econômico sustentável pelo binômio produção e consumo que acarretou uma exploração predatória dos recursos naturais e em uma escala sem precedentes. Como consequência desse sistema, em especial devido à predominância das fontes fósseis como base do setor energético e a derrubada de extensas áreas de florestas tropicais, temos uma crescente elevação da temperatura global. Esse fenômeno é conhecido há muitas décadas e hoje é consenso pelo menos entre aqueles que reconhecem que a superfície da terra a grosso modo é uma esfera e não de uma pizza e suas causas considerando o período curto estão relacionadas às atividades antrópicas” ressalta Sarney Filho.

O ex-ministro ainda reforça que para driblar o aquecimento global, bem como aumentar a responsabilidade climática no mundo é necessário obter sinergias bem construídas tanto em âmbito internacional, como nacional e local a fim de garantir que os processos de fato se concretizem.

“É necessário a construção de sinergias entre as dimensões internacionais, nacionais e locais para os setores produtivos, financeiro, comercial e de serviço a sociedade civil organizada, os povos originários e as comunidades tradicionais, a academia, a classe artística, a mídia. E é preciso que cada um de nós se engaje pessoalmente com nossas famílias, nossos grupos de trabalho e de amigos” explica o especialista.

Sarney ainda comenta que para enfrentarmos a crise climática é necessário mudar muitos paradigmas para que a pegada de carbono de fato minimize.

“Para enfrentarmos a crise climática é preciso quebrar paradigmas colocando as necessidades coletivas e comunitárias a frente dos interesses corporativos e individuais e repensando os modos de produção, consumo e descarte, mobilidade, trabalho, educação entre tantos outros de maneira a minimizarmos a pegada de carbono e de tudo o que fazemos e poupar ao máximo a natureza para que ela possa se recompor e sustentar nossa existência ainda por muito tempo” finaliza ele.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: