União entre conscientização e ação é extremamente importante quando se fala em emissões zero carbono, diz especialista

Image

Assunto foi comentado na cerimônia de abertura dos Fóruns Amazônia Sustentável e Carbono Zero na última semana no Amazonas.

As mudanças climáticas estão exigindo mais ações em prol do ambiente nos últimos anos. Não são poucos os eventos que estão alarmando a sociedade para os riscos de catástrofes ainda maiores pelo excesso de emissões de CO2 na atmosfera. Durante os primeiros Fóruns Amazônia Sustentável e Carbono Zero, que aconteceram essa semana em Manaus, Amazonas, o assunto foi debatido por importantes agentes da sociedade.

Mais que conscientização é necessário ação segundo Ricardo Harduim, especialista do Projeto de Reflorestamento Integrado da Mata Atlântica (P.R.I.M.A). Durante a cerimônia de abertura dos eventos, ele destacou a importância de ver muitas pessoas em prol do objetivo de fazer a diferença, já que as condições climáticas pedem urgência.

“Vejo aqui uma constelação de interlocutores do terceiro milênio. De pessoas que não querem passar a vida em branco. Que trabalham não só com a conscientização como também com a ação também. A maioria na verdade eu não conheço, mas é muito bom ver a presença de gente que vem de longe, todos unidos em um mesmo ideal” afirma Harduim.

Ele destaca que o evento foi criado justamente para reforçar a importância do ideal mesclado com o comercial já que o momento é bastante complexo. A Amazônia hoje é um símbolo importante da preservação ambiental e é justamente por ela que a capital do estado foi escolhida para sediar os fóruns.

“Nós escolhemos a Amazônia, capital do Amazonas como símbolo, como emblema, como bandeira de um novo momento. Não só no nosso país como no momento também da humanidade. Humanidade que vive umas emergências, a emergência hídrica, a emergência laboral, a emergência alimentar, a emergência energética, a emergência sanitária e dentre várias outras emergências, a emergência climática essa que prejudica, que provoca inúmeros problemas, sofrimentos e perdas para muitas famílias no planeta, mas em geral para as comunidades mais vulnerabilizadas” reforça Harduim.

Os eventos aconteceram entre os dias 14 e 15 de março, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, Amazonas. Quem não pode comparecer poderá acompanhar em breve algumas das palestras realizadas no canal do YouTube do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: