Relevância ambiental da Amazônia e importância do Carbono Neutro serão destacados durante Fóruns em março

Image

1º Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e 1º Fórum Carbono acontecerão de forma simultânea em Manaus, Amazonas.

Debater cada vez mais assuntos relacionados ao meio ambiente se tornou essencial para combater as mudanças climáticas e é dentro desse cenário que o 1º Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e 1º Fórum Internacional Sociedade Baixo Carbono acontecem entre os dias 14 e 15 de março no Brasil.

Organizados pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, em parceria com o Projeto de Reflorestamento Integrado da Mata Atlântica (P.R.I.M.A), ambos os Fóruns acontecem de forma simultânea no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, Amazonas e possuem como objetivo debater a importância da Amazônia para ecossistema mundial, bem como os obstáculos enfrentados com o desmatamento e também a importância de se desenvolver ações voltadas ao carbono Neutro pela sociedade.

Ricardo Harduim, especialista do Projeto PRIMA, afirma que refletir sobre o cenário climático brasileiro e mundial é extremamente importante daqui para frente, uma vez que estamos vivendo uma crise climática grave devido ao excesso de emissões de carbono na atmosfera. Para ele, ambos os Fóruns vêm para reunir os principais agentes do setor e assim encontrar soluções viáveis para o problema.

“Hoje os que mais sofrem com os eventos extremos climáticos são as pessoas de comunidades mais vulnerabilizadas. Então quais são as estratégias de adaptação. Adaptação é a terminologia que a ONU utiliza para determinar como os governos, como as cidades, podem se preparar para proteger suas pessoas, suas comunidades dos eventos climáticos. Como se dará essa definição e reorganização financeira de apoio. Então esse tipo de debate os Fóruns vão oferecer” explica ele.

Quem também comenta o assunto é Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG. Ele destaca que ambos os fóruns são muito significativos no que diz respeito à inovação, tecnologia e sustentabilidade para o Brasil.

“O Fórum inclusive é um evento carbono neutro, a gente zera as emissões através da neutralização, e entendemos que a Amazônia é o local ideal para o evento, por se tratar da maior concentração de biodiversidade, de vida como um todo. Acreditamos que debater o futuro da sustentabilidade, das energias renováveis e de tudo que se diz respeito a uma vida com foco na preservação dos recursos naturais tem tudo ligado a esse evento que será realizado na Amazônia” afirma Fraga.

Como serão os Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e Fórum Carbono Neutro

Organizados em dois dias, o Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e Fórum Carbono Neutro contarão com o apoio de pesquisadores, doutores e instituições acadêmicas que explanarão com dados a necessidade da conservação da riqueza florestal, assim como a importância do reequilíbrio ecossistêmico necessário que assegure a qualidade de vida planetária.

Ambos os eventos terão uma programação intensa, onde palestras e rodas de conversas acontecerão ao decorrer dos dias a fim de proporcionar uma imersão sobre os temas de sustentabilidade, questão sócio econômicas e ambientais, além de envolver os diversos atores com o foco em soluções tecnológicas e inovadoras no que diz respeito a Amazônia.

Além disso, serão apresentadas inúmeras iniciativas para uma visão estratégica das empresas de compensação certificada de carbono como a compensação de carbono, negócios verdes, certificações, educação climática, políticas públicas, mercado voluntário e regulação de carbono.

Vale lembrar que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) afirma que a temperatura do planeta já elevou 1,2 °C nos últimos anos e frear o aquecimento global é essencial para prevenir catástrofes ambientais. Além disso, o desmatamento da Amazônia alcançou níveis altíssimos, onde o debate para a preservação da área se faz necessário.

Como se inscrever nos Fóruns de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e Carbono Neutro

Os fóruns de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e Carbono Neutro são direcionados a todos os que visam debater a importância da Amazônia para o mundo, assim como buscam implantar uma metodologia de mitigação e compensação de GEE - Gases do Efeito Estufa para demonstrar à sociedade o seu compromisso em prol da sustentabilidade e de uma sociedade com justiça climática.

A inscrição, por sua vez, está disponível no site oficial do evento através do link: https://www.forumamazoniasustentavel.com.br/site/

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: