Biogás a base de Cacau está sendo produzido na Bahia

Image

Gás renovável é resultado de projeto experimental criado em colégio estadual no Recôncavo Baiano.

Um projeto desenvolvido em uma das escolas estaduais da Bahia vem trazendo oportunidade para geração de biogás. Com foco em produzir energia renovável, alunos do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, no Recôncavo Baiano, desenvolveram um projeto que utiliza subprodutos do cacau para produzir o gás renovável. O foco, segundo os estudantes, é implementar usinas energéticas em fazendas da região e criar o biogás a partir do fruto já que é um dos mais cultivados no estado.

O projeto faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação, e teve participação na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba). A ideia é tirar a produção do gás renovável do papel e realmente implementar nas fazendas baianas de modo a fortalecer a produção renovável de energia, bem como dar um destino adequado aos resíduos do fruto, já que ele se apresenta em abundância.

Mariely Silva, uma das integrantes do projeto, reforça que a ideia é estimular a produção do biogás a partir do cacau nas próprias fazendas cultivadoras do cacau, assim como fazer parte do programa Probiogás, o qual pode valorizar a economia local e ajudar na preservação ambiental do território.

“Nosso objetivo é estimular as fazendas cultivadoras de cacau, do Recôncavo da Bahia, para que elas também se tornem usinas energéticas sustentáveis. Analisamos que tínhamos um alto índice de produtividade de cacau e grande facilidade em tê-lo em mãos. Também identificamos que havia desperdício dos subprodutos. Então, pensamos no projeto Probiogás em busca de tornar as fazendas fontes energéticas sustentáveis. A implementação da proposta pode gerar nova renda para os administradores das fazendas e irá minimizar os impactos ambientais. Além disso, proporcionar a venda de gás de cozinha por um valor mais justo e compatível para a realidade econômica local” explica Silva.

Em nota, a Secretária de Educação da Bahia, afirma que a produção do biogás de cacau faz parte do projeto Bahia faz Ciência, o qual foi criado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb).

Além de incentivar as escolas, a secretaria reforça que semanalmente matérias são divulgadas a fim de mostrar o trabalho científico dos alunos. O projeto de biogás, por sua vez, foi um deles e tem como principais autores Mariely Silva, Mariana Silva, Luanna Oliveira, Tailane de Jesus, Mateus Mota Santos e Raick Borges. O projeto também é coordenado pelo professor Davi Barreto.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: