Curso gratuito de biotecnologia industrial com ênfase em fermentações está com inscrições abertas pelo MCTI

Image

Curso acontece de forma presencial do Rio de Janeiro e interessados devem fazer a inscrição até fevereiro.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou está semana que um novo curso voltado a biotecnologia industrial está aberto de forma gratuita. Direcionado a estudantes de pós-graduação e profissionais da área de biotecnologia industrial, o curso conta com 25 vagas, sendo 15 delas direcionadas a brasileiros.

Nomeado como ‘Escola de fermentações: da bancada à escala piloto’, o estudo acontece de forma presencial na Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assim como possui um treinamento de 40 horas-aula. As aulas presenciais começam em abril de 2023 e possuem duração de um ano.

Os interessados em participar do curso deverão fazer a inscrição até o dia 24 de fevereiro na plataforma do Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO), o qual é o representante do MCTI na ocasião.

Em nota, Maria Alice Zarur Coelho, coordenadora do curso, afirma que os interessados terão condições de utilizar de modo correto e otimizado as incubadoras com agitação orbital, biorreatores e software de bioprocessos, assim como contarão com apoio de custo para transporte, alimentação e hospedagem.

“Os participantes vão adquirir melhor base técnico-científica e após o curso serão capazes de se envolverem de forma comprometida com o desenvolvimento de bioprocessos de qualidade e com caráter inovador”, afirma ela.

Outra questão interessante comentada por Coelho diz respeito às informações adquiridas. Segundo ela os participantes poderão obter informações sobre os recursos disponíveis com relação às incubadoras com agitação orbital, biorreatores e software de bioprocessos, os quais são bastante utilizados nas áreas de saúde, química, biocombustíveis e alimentos, cosmética, farmacêutica, alimentícia.

Quem também comenta o assunto é o coordenador-geral de Ciências da Saúde, Biotecnológicas e Agrárias do MCTI, Thiago Moraes. Na ocasião ele comenta que a biotecnologia é considerada uma tecnologia-chave para o desenvolvimento econômico e social dos países da América Latina e os cursos oferecidos pelo CABBIO vem para atender às necessidades acadêmicas ou industriais, complementarmente aos programas nacionais de biotecnologia, considerando os interesses mútuos dos países envolvidos.

“O CABBIO tem como objetivo principal ajudar a implementar projetos de biotecnologia para o desenvolvimento socioeconômico da região. Ofertamos cursos de biotecnologia de forma gratuita aos estudantes de pós-graduação de toda América Latina, cujo perfil se enquadre nos requisitos necessários aos respectivos cursos e ainda promover o desenvolvimento de projetos cooperativos em biotecnologia” finaliza ele.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: