Produção de energia e biofertilizante será tema de webinar da Embrapa está semana

Image

Evento online visa debater produção de energia e de biofertilizantes no agronegócio.

No próximo dia 29 de novembro um webinar está previsto para debater a produção de energia através do biogás, bem como as oportunidades geradas a partir de biofertilizantes.

Desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o evento online contará com a participação de especialistas como Bruno Laviola, chefe adjunto de P&D da Embrapa Agroenergia e Ricardo Steinmetz, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.

Chamado de "Biogás': oportunidade para produção de energia e de biofertilizantes no agronegócio, o webinar visa ser bem produtivo, assim como será gratuito. O evento contará com a opinião de grandes nomes da Embrapa, uma vez que Laviola atua diretamente no desenvolvimento e conversão de biomassas e resíduos agroindustriais em biocombustíveis e bioprodutos, assim como Steinmetz possui experiência nas áreas de química analítica ambiental e processos biotecnológicos, atuando principalmente em estratégias de tratamento e uso de resíduos agrícolas e agroindustriais através da digestão anaeróbia e recuperação de energia.

Potencial do Biogás no Brasil

O evento online vem de encontro com o potencial importante do país para este tipo de geração de energia. Dados da Associação Brasileira de Biogás (Abiogás), por exemplo, revelam que o país consegue ofertar mais de 44, 1 bilhões de metros cúbicos normais (Nm3) se utilizado como um todo.

Além disso, para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) afirma que se todo esse potencial de biogás brasileiro fosse transformado em energia 19,5 gigawatts (GW) de energia poderiam ser gerados, o que equivale a 10,5% da atual capacidade instalada no país.

Outro ponto importante a comentar é que o biogás brasileiro hoje é gerado em sua maioria pelo setor sucroenergético, onde 21, 1 bilhões de Nm³ por ano são gerados. Contudo a produção agrícola e de proteína animal também é bastante expressiva com 6,6 bilhões de Nm³ e 14,2 bilhões de Nm³ respectivamente segundo a Abiogás.

A produção do gás renovável pelo saneamento, entretanto, ainda precisa de mais incentivos, visto que é atualmente a menor delas. Já em relação a sua equivalência energética a aplicação do biogás pode gerar 170.912 GWh/ano, assim como também conta com grande potencial para substituir o diesel no transporte através do Biometano com 40,8 bilhões de litros.

Segundo a Embrapa o webinar acontecerá às 10h, horário de Brasília, assim como será transmitido pelo Canal da Embrapa no YouTube.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: