3.º Fórum de Valorização Energética começa amanhã

Image

Evento será realizado em formato híbrido em 2022 e contará com a participação de grandes nomes do setor de resíduos.

Começa amanhã a terceira edição do Fórum de Valorização Energética no Brasil. O evento, que acontecerá entre os dias 6 e 7 de julho, será realizado no Hotel Novotel, em São Paulo, e receberá grandes nomes do setor de resíduos do país para debater os desafios e oportunidades na valorização energética brasileira.

Promovido pela Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), o evento está sendo realizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos e conta com uma programação bastante intensa entre os dois dias. Seu principal objetivo é reunir todos os associados e parceiros da ABREN de modo a discutir os novos rumos e tendências do setor de recuperação energética de resíduos.

Este ano, o Fórum também acontecerá em formato híbrido. Ou seja, os participantes poderão acompanhar as palestras de forma presencial, assim como totalmente online através de plataforma exclusiva. O objetivo, segundo a organização, é debater o setor de forma ampla, com possibilidades de interação, geração de oportunidades e também novos negócios, mesmo que online, visto que o setor conta com um grande potencial para geração de energia através do lixo.

Recuperação energética evitaria mais de 91 milhões de toneladas de CO2 por ano

A produção de energia limpa através do lixo também já é uma realidade. Parte do tratamento adequado dos resíduos sólidos no Brasil, a fonte ainda não ganhou o impulsionamento necessário para alavancar as oportunidades energéticas e o Fórum de Valorização Energética vem justamente para alavancar o assunto.

Um estudo desenvolvido pela ABREN mostra que o uso da tecnologia Waste-to-Energy (WTE) é bastante vantajosa e pode reduzir em 96% a quantidade de materiais destinados a aterros sanitários de forma equivocada, assim como evitar emissões de 91 milhões de toneladas de CO2 por ano.

Contudo, para isso acontecer de fato muitos investimentos precisam acontecer no setor. Cerca de 78,3 bilhões de reais precisam ser implantados por programas de recuperação energética de resíduos em usinas de tratamento térmico, por exemplo.
No Brasil, o uso de resíduos como fonte de energia ainda não está consolidado e inclusive enfrenta resistência por parte de alguns órgãos ambientais. Contudo, o Fórum vem justamente para mostrar o quanto essa visão está mudando e quanto oportunidades podem surgir a partir da gestão adequada do lixo para geração de energia.

Programação do Fórum de Valorização Energética traz especialistas de peso

Para o debate a terceira edição do evento traz importantes nomes para o debate. O primeiro dia inicia com o discurso de autoridades, assim como uma palestra especial de abertura pelo presidente da ABREN, Yuri Schmitake e Rubens Aebi, vice-presidente da ABREN.

Em seguida uma mesa redonda com 7 especialistas do setor acontecerá com o propósito de falar sobre a Coalizão Valorização Energética de Resíduos. Em seguida, um painel exclusivo sobre os projetos Waste to Energy no Brasil também está confirmado.

Assuntos envolvendo os desafios e oportunidades na Valorização Energética de CDR, assim como tecnologias para blendagem de CDR e políticas públicas de incentivo ao Waste to Energy serão debatidos. Por fim, as tecnologias de usinas Waste to Energy, Desafios de Estruturação de Projetos, Economia Circular e Eletromobilidade também farão parte do terceiro Fórum de Valorização Energética.

Para reservar a vaga, no entanto, é necessário acessar o site do evento através do link: https://forum.abren.org.br/2022/.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: