Teresina recebe primeiro evento de energias renováveis do Estado em setembro

Image

Sinergia Piauí será focado 100% nas demandas energéticas com foco em fontes limpas e renováveis.

A capital do Piauí, Teresina, receberá o primeiro evento de energias renováveis do Estado em setembro. Chamada Sinergia Piauí, a primeira feira e conferência focada 100% em fontes limpas e renováveis acontecerá nos dias 05 e 06 de setembro, na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI).

Idealizado pela Associação Piauiense das Empresas de Energia Solar (APISOLAR) e organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos em conjunto com a G7 produções, o 1º Sinergia vem de encontro com o potencial do estado para esse tipo de produção.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) revelam que o estado está entre os que mais gera energia solar no país. Em 2021 o mesmo chegou a alcançar a liderança na capacidade de produção desse tipo de energia.

Ainda segundo a ANEEL, se somadas tanto a capacidade solar como eólica do estado, as mesmas chegam a ser as responsáveis por mais de 90% da potência instalada piauiense. O mesmo tem hoje usinas solares em cinco municípios, assim como eólicas em outras nove cidades. A maioria dos projetos estão instalados em regiões semiáridas e levam desenvolvimento econômico, social e ambiental às regiões , segundo o governo.

Um infográfico da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR) também revela que a região nordeste hoje é responsável por mais de 1 GW de energia gerada através da Geração Distribuída, ou seja, a geração gerada pelo próprio consumidor. O Piauí se encontra hoje na 16ª posição, responsável por 1,9% da produção do setor. Já Teresina aparece entre as três primeiras cidades com maior potencial desse tipo de geração. Só ela é responsável por 105,7 MW de potência instalada do estado.

O Evento

O Sinergia Piauí então vem para conectar profissionais dos mais diversos setores, num intercâmbio de informações, ideias e experiências voltadas à produção renovável do estado nordestino. Seu principal objetivo, segundo a organização, é se tornar o principal evento do setor de energias renováveis no Nordeste Brasileiro.

Jean Cantalice, presidente da APISOLAR, ressalta que o Piauí vem ganhando destaque no cenário nacional diante da produção de energia solar e que o evento vem para debater o assunto, assim como a inserção da lei 14.300, sancionada em janeiro e que se refere ao Marco Legal da Geração Distribuída.

“A gente sabe que estamos ganhando destaque. Nosso estado tem se destacado nesse ranking de estados e a APISOLAR em nome de todos os integradores do Piauí também vai fazer esse destaque. Esse ano é o ano da energia solar e a gente vai falar muito sobre esse divisor de águas que é a lei 14.300” ressalta ele.

O evento contará com três auditórios com palestras de interesse, assim como 50 estandes de exposição. Tudo para que fabricantes nacionais e internacionais do setor apresentem amplas gamas de produtos, serviços e soluções para geração de energia solar, biomassa e eólica.

A ideia, segundo a organização, é propiciar o networking entre os participantes, de modo que os mesmos tenham acesso a modelos de negócios e soluções na utilização e geração de energia renovável.

Na ocasião também serão debatidos a inovação dos sistemas de energia para as novas tecnologias de gestão e armazenamento. Assim como políticas de regulação, distribuição e estímulos a novos projetos.

Como se inscrever

Para se inscrever no Sinergia Piauí é necessário acessar o site do evento através do link https://www.sinergiapiaui.com.br/. Já para quem deseja participar como expositor, ou então ser patrocinador do evento pode também preencher um formulário disponível no site. Ou
então se preferir enviar um e-mail para comercial@g7brasilproduções.com.br.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: