Sistemas solares fotovoltaicos através da GD estão agregando valores ao imóveis brasileiros

Image

Especialista afirma que investimentos em GD estão crescendo por consumidores residenciais e além da conta de energia elétrica mais barata, imóvel tem ganhando valor no mercado

O terceiro e último dia do Fórum Regional de Geração Distribuída (Fórum GD), na região Nordeste trouxe a visão dos integradores ao mercado solar fotovoltaico em GD para a região. O evento, que aconteceu em São Luís, no Maranhão está semana, teve a participação de grandes nomes do setor nesta quinta, 5 de maio.

Em uma das palestras sobre o assunto, Augusto Aires Lima, especialista da Resolve Solar, destacou que hoje o brasileiro é atraído pelos investimentos imobiliários justamente pela segurança e estabilidade que o mercado traz. De acordo com ele o imóvel é hoje um bem palpável e ao enxergar seu investimento, o mesmo possui mais segurança.

“Uma das coisas que mais atrai o brasileiro para investir em um imóvel é essa segurança, essa estabilidade. Diferente de investir em uma bolsa de valores, em uma criptomoeda, que você não consegue ver o seu ativo” explica.

Lima também destaca um segundo ponto de vantagem do investimento imobiliário, o qual se trata da valorização. Isso porque qualquer investimento sobre o imóvel agrega valor e o painel solar tem um papel importante nesta questão. De acordo com o especialista mesmo com o alto e baixo do setor imobiliário nos últimos 10 anos, os imóveis não deixaram de valorizar, isso mesmo com o aumento da Selic, a taxa básica de juros da economia.

“Se a gente pegar uma média, a gente vai ver que os imóveis valorizaram em média juntando o imóvel e o seu aluguel, a valorização de capital e a de renda, cerca de 15,90%. Então se a gente comparar com a poupança é até covardia. E se a gente comparar com o CDI, a gente vai ver que se a gente fizer uma média daquilo ali, não chega a uma média de 15,90%” afirma Lima.


Setor solar está agregando valor ao mercado

Passando para o setor solar, Lima ressalta que o mesmo é capaz de proteger quem investe no setor imobiliário. Isso porque a conta de energia no Brasil ainda é a das mais caras do mundo e ao investir em painéis fotovoltaicos, o imóvel permitirá ser mais valorizado tanto para ser vendido como para ser utilizado como fonte de renda passiva.

Ao investir nos dois mercados, tanto imobiliário como solar, as vantagens são ainda maiores. Lima afirma que a mudança da lei atualmente sobre direito adquirido permitirá que o imóvel onde o sistema será homologado agregue valor. “A gente já tem uma valorização do imóvel normalmente pela instalação de uma energia solar e com esse direito adquirido, apesar de ainda não ter estudos em relação a isso, é lógico que vai ter uma valorização bem maior” afirma ele.

Outras vantagens comentadas pelo especialista na união entre em energia solar e o setor imobiliário está o acompanhamento do imóvel com a usina instalada, assim como o acompanhamento da qualidade da energia. Por fim Lima reforça que o investimento de painéis no imóvel hoje permite uma renda passiva dupla.

“Você tem dois tipos de renda passiva. Vamos dizer que você tem um galpão, você construiu um Galpão para instalar energia. Você pode alugar o galpão e o gerador fotovoltaico que fica em cima” finaliza ele.



Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: