Cerimônia de abertura do Fórum GD - Região Nordeste enalteceu o potencial da geração renovável através da GD no Brasil

Image

Primeiro dia do evento aconteceu em horário especial nesta terça, 3 de maio, em São Luís, no Maranhão. Evento continua entre hoje e amanhã (4 e 5).

A décima terceira edição do Fórum Regional de Geração Distribuída (Fórum GD), que está acontecendo no Nordeste está semana, recebeu grandes nomes do setor no primeiro dia. A cerimônia de abertura teve início às 18h, desta terça-feira, 3 de maio, e aconteceu na capital maranhense, São Luís.

Durante o evento o grande potencial da região foi enaltecido pelos especialistas, assim como o potencial do país como um todo para a geração da própria energia renovável através da micro e mini geração. Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) destacou que a energia é um tema fundamental nos dias de hoje e falar sobre ela é um ponto importante para se construir uma matriz energética mais limpa.

Chrispim ressaltou ainda que em 10 anos a geração distribuída se tornou uma realidade no Brasil. “De abril de 2012 para cá nós fizemos em potência, em sistemas de geração distribuída mais de 10 GW, então fizemos 10 anos de GD. Nós estamos mudando, cada um de nós que participa desse negócio está fazendo algo que há 10 anos era impensado” comentou ele.

O especialista destacou também que a relação do ser humano com a energia mudou nesses 10 anos, visto que antes a mesma era mais automática e agora se tornou mais dinâmica, visto que é possível auto gerá-la.

“Nós chegávamos em um local, uma casa um apartamento, uma habitação que fosse e o que a gente imaginava era ter luz, energia né. A gente clicava no interruptor e aquilo era algo natural e que vinha de uma grande fonte geradora, na grande maioria das vezes. E a gente está mudando essa lógica. A gente começou a quebrar, a inverter essa lógica. Cada um de nós aqui pode ser produtor da sua própria energia. Isso é muito importante. Isso é muito poder na nossa mão” afirma Chrispim.

Durante a cerimônia de abertura, Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa organizadora, também destacou a importância dos integradores para o atual sucesso do setor.

“Eu gostaria hoje de brevemente deixar um recado para um grupo que faz parte da geração distribuída no Brasil. Que tem todo o nosso respeito do Grupo FRG, tem todo o respeito também da Associação Brasileira de Geração Distribuída que são os integradores, aqueles que batem na porta, que vai lá no condomínio, que vai lá nas indústrias, que vai nas empresas. Oferecer esse serviço, esse que tem mudado a vida de dezenas, de milhares de pessoas no nosso país. Que está dando oportunidade de redução de conta de energia elétrica hoje a mais de um milhão de unidade consumidora que nós temos em todo o país! Então fica aqui realmente um agradecimento a você integrador” pontuou Fraga.


Fórum GD - Região Nordeste vem para impulsionar setor GD na região

Todo esse potencial para a produção do GD fez com que debatê-la se tornasse essencial. A nova edição do Fórum GD - Região Nordeste vem justamente com esse propósito nesses três dias de evento.

O mesmo acontecerá entre 3,4 e 5 de maio, no Hotel Loureiros, em São Luís do Maranhão. O evento pode ser acompanhado também pela internet esse ano. Para se inscrever basta acessar o site do Fórum www.forumgdnordeste.com.br. A programação do que está acontecendo hoje, e amanhã também pode ser acessada através do endereço eletrônico.




Fonte: Portal Biomassa BR




Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: