Combustível do Futuro: Investimento alemão deve fomentar produção de hidrogênio verde em Minas Gerais

Image

Governo do Estado destacou que investimentos de 45 milhões de reais estão previstos para tornar o estado líder nacional na geração de energia renovável.

A produção de energia limpa no Brasil vem fazendo parte dos planos de muitos governos estaduais no Brasil. Na última semana, o governo de Minas Gerais destacou que uma empresa alemã deve investir 45 milhões de reais na fabricação de máquinas de geração de hidrogênio verde, o combustível do futuro.

Em nota, o governo destacou que o objetivo é se tornar o estado líder nacional na geração de energia limpa com um todo, visto que no momento o mesmo já é responsável pela maior produção fotovoltaica do país. De acordo com o Invest. Minas, a empresa Neuman & Esser, assinou na última semana um protocolo de intenções com o governo do estado com foco na produção de equipamentos para hidrogênio verde.

Ainda de acordo com o governo do estado, o combustível renovável possui valor energético até três vezes maior que os combustíveis tradicionais e é um elemento bastante abundante no nosso planeta.

“Ele pode ser produzido a partir de diversas fontes, seja por meio de reações químicas, como a eletrólise, durante a produção de outras substâncias (como etanol) ou até do próprio ar. Quando ele é obtido por meio de processos também sustentáveis, é chamado de ‘hidrogênio verde’ ” destaca o governo.

Instalada em Belo Horizonte, a empresa alemã pretende fabricar os geradores de hidrogênio verde através de eletrólise e reformadores de etanol e biometano, além de desenvolver outras tecnologias. A expectativa também é que os novos investimentos gerem em torno de 75 empregos diretos na fábrica da N&E, além de cerca de 200 indiretos.

Para Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Minas Gerais foi o primeiro Estado na América do Sul a se comprometer com a campanha global do Race to Zero, com objetivo de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050 e os novos investimentos poderão tornar os compromissos cada vez mais verdadeiros.

“As ações de descarbonização da atual gestão do governador Romeu Zema avançam, criando um ambiente confiável para que o estado possa ser um protagonista nessa nova economia verde. Reunimos condições que vão colocar Minas Gerais no centro gerador de insumos para que o mundo possa cumprir essa meta ``, ressaltou ele em nota.

Já para o diretor de Atração de Investimentos da Invest. Minas, Ronaldo Alexandre Barquette, o investimento coloca o Estado na liderança desse promissor mercado de hidrogênio, visto que o estado possui um potencial importante para este tipo de produção de equipamento, assim como para o consumo também.

“O hidrogênio verde é o combustível do futuro, e Minas Gerais possui um potencial imenso nesse mercado, tanto de produção quanto de consumo. Além disso, os equipamentos que produzem hidrogênio precisam de peças e componentes que já são ou podem ser produzidos aqui mesmo, criando negócios dentro do setor da indústria” afirmou ele em nota.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: