Brasil e Índia devem firmar acordo para ampliar biocombustíveis no transporte indiano

Image

Memorando de entendimento entre as partes deve ser assinado na próxima semana pela UNICA e a SIAM.

O Brasil conta com um grande potencial para geração de biocombustível. O etanol é um deles, uma vez que é gerado da cana-de-açúcar. E é justamente com esse cenário que na próxima semana um memorando de entendimento entre a União da Cana de Açúcar e a Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos (SIAM) deve firmar um acordo para ampliar o uso de biocombustível pelos indianos.

A novidade foi divulgada pela UNICA esta semana. Em nota a instituição destaca que o seu presidente, Evandro Gussi, participará da delegação brasileira que irá à Índia nas próximas semanas com o objetivo de aprofundar a cooperação entre os dois países na geração de energia renovável, principalmente em relação ao etanol.

“O etanol é uma opção moderna e sustentável para a mobilidade, capaz de gerar impactos positivos imediatos na segurança energética, na saúde pública por meio da redução da poluição local e nas emissões de gases de efeito estufa (GEE), maiores responsáveis pelo aquecimento global. Os desafios impostos pelos impactos da mudança do clima são enormes e entendemos que o etanol é parte da solução para isso” afirmou Gussi.

O acordo entre os dois países já é algo que o governo brasileiro tinha como objetivo. Para o Ministério de Minas e Energia, a missão é fortalecer a cooperação técnica entre os dois países na área de mobilidade sustentável, com ênfase nos biocombustíveis e nos veículos com tecnologia flexfuel, usada no Brasil há quase duas décadas. De acordo com a ÚNICA, também participarão da comitiva brasileira representantes dos setores sucroenergético, automobilístico e da indústria de base brasileiros.

Conversa entre países já acontece há mais de três anos, diz UNICA

O apoio entre as instituições também já acontece há algum tempo. Desde 2019, a UNICA vem intensificando seu trabalho de cooperação com os indianos, ressaltando os benefícios ambientais e socioeconômicos da produção e uso de etanol como fonte de energia renovável e sustentável para a mobilidade.

Além da adição de 10% de etanol da gasolina, a Índia deve investir na produção de carros com motores flex fuel, tecnologia brasileira que permite a utilização de 100% de etanol nos veículos também segundo a instituição.

“Mais do que um parceiro estratégico do Brasil nessa agenda, a Índia tem todas as condições de se tornar um importante player na Ásia na agenda de descarbonização”, pontua Gussi.

Quando comparado à gasolina, o etanol emite até 90% menos CO2 segundo a UNICA, o que evitou a emissão de mais de 600 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera no Brasil com a adesão da tecnologia nos carros flex nos últimos anos. Já a Índia também pode ser beneficiada não só com a produção do açúcar, mas também dar oportunidade a mais aos 50 milhões de produtores de cana do país com a produção do etanol.

“A produção do etanol possibilitará uma maior diversificação da produção e consequente redução de riscos da atividade” finaliza a UNICA.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: