Primeiro teste de biocombustível em Navios será realizado na Austrália

Image

Parceria entre o Grupo CBH e operadora de granéis Oldendorff Carriers vai exportar grãos na Austrália com navio abastecido com biocombustível neste domingo.

Na última semana, uma parceria entre o Grupo CBH e a operadora de granéis secos, Oldendorff Carriers, foi divulgada a fim de realizar o primeiro teste de biocombustível em um navio de grãos exportador da Austrália.

A iniciativa é a primeira do país a utilizar biocombustível em navios de exportação e tem como objetivo mostrar o potencial do combustível limpo para esse tipo de atividade no mundo e assim também reduzir 15% das emissões de gases de efeito estufa para esta jornada.

De acordo com os porta-vozes do CBH, a iniciativa vai embarcar 30 mil toneladas de cevada de malte certificada de forma sustentável a bordo do navio Edwine Oldendorff, que está programado para partir do Terminal de Grãos de Albany com destino ao Vietnã no domingo, 16 de janeiro.

Segundo Jason Craig, diretor de Marketing e Comércio da CBH,a cooperativa estava orgulhosa de ser um esforço pioneiro, ao lado de dois de seus parceiros globais, para explorar maneiras de reduzir sua pegada de carbono ao longo da cadeia de suprimentos.

“Os clientes em todo o mundo estão cada vez mais buscando obter produtos sustentáveis, incluindo grãos sustentáveis. É nosso papel, como principal exportador de grãos da Austrália, tomar as medidas necessárias para reduzir as emissões de carbono ao longo de nossa cadeia de suprimentos.O biocombustível é uma opção de baixo carbono que pode ser parte da solução para a redução de emissões no setor marítimo”, ressaltou ele.

Ainda de acordo com Craig,o uso do biocombustível no navio contribuirá para que um estudo seja desenvolvido em prol do seu desempenho, assim como sua velocidade e eficiência, além das emissões que são evitadas pelo uso do combustível renovável.

"Estamos entusiasmados em trabalhar ao lado de nossos principais parceiros globais para realizar este teste, que fornecerá informações valiosas e ajudará a abrir caminho para uma indústria de grãos mais sustentável" destacou Craig.

O diretor-gerente da Oldendorff Carriers Melbourne, Ben Harper também comentou os benefícios da iniciativa, uma vez que ações em prol da descarbonização são cada vez mais necessárias.

"Estamos muito satisfeitos em colaborar com a líder do setor CBH para testar o biocombustível em nosso navio, Edwine Oldendorff. A colaboração é crucial para todos nós aprender e compartilhar informações sobre os melhores caminhos em nossos esforços para descarbonizar a cadeia de suprimentos” , comentou ele.

Em 2021 a CBH vendeu 1,2 milhão de toneladas de grãos certificados de forma sustentável e reduziu as emissões de carbono do Escopo 1 e 2 em uma base por tonelada em 38% em relação ao ano anterior.

"Nosso foco aumentado na sustentabilidade significa que nossa cooperativa permanecerá forte para as gerações futuras e os produtores australianos ocidentais estão bem posicionados para atender às expectativas futuras do mercado" finalizou Craig.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: