Aspectos tecnológicos do Armazenamento de Energia foram destacados pela EPE

Image

Gustavo Ponte reforça mudança na matriz elétrica brasileira e predominância de fontes eólica e solar, e que tecnologia de armazenamento será a solução

A produção de energia limpa tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e falar sobre a necessidade de armazenamento de energia se tornou importante, visto que é a tecnologia que permitirá o avanço da geração renovável nos próximos anos.

Gustavo Ponte, Superintendente Adjunto da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), revela que a expansão de energia no país tem sido dominada pelas fontes eólica e solar fotovoltaica e que a tendência é que os números cresçam ainda mais nos próximos anos.

“Nos estamos vendo também um forte crescimento na geração distribuída com destaque para a energia fotovoltaica. A GD fotovoltaica foi a fonte que mais cresceu em 2020 e ao que tudo indica esse ritmo deve continuar acelerado até 2031” explica Ponte.

Armazenamento de energia entra como solução para suprir demanda energética


Com esse aumento bastante significativo, o especialista destaca que o país terá um necessidade futura de capacidade e flexibilidade do sistema muito em função das mudanças que a matriz energética do país vem passando tanto pela dificuldade do país em construir novas hidrelétricas com reservatório como também pela participação crescente das energias renováveis não controláveis. O armazenamento de energia, por sua vez, entra como a solução.

“Quando a gente olha para as alternativas que são capazes de prover esses serviços de capacidade, de flexibilidade, as tecnologias de armazenamento surgem como candidatas naturais” explica Ponte.

O especialista destaca que a EPE vem hoje se dedicando cada vez mais para os aspectos tecnológicos do armazenamento, visto que a tecnologia permite sistemas de expansão, integração de renováveis, mais oportunidade de capacidade, flexibilidade e modernização.

“E quando a gente fala em soluções de armazenamento nós estamos olhando não só as baterias, mas também as hidrelétricas reversíveis e o hidrogênio. Porque são soluções capazes de produzir potência, flexibilidade, variação da carga em curto prazo e também porque o mercado de armazenamento tem ficado muito dinâmico no mundo. Todo dia saem novas projeções, números cada vez maiores” afirma Ponte.


Usinas Hidrelétricas Reversíveis ainda estão entre opções mais usadas para armazenamento de energia no mundo


Ao falar sobre os aspectos tecnológicos do armazenamento de energia no mundo hoje, Ponte também explica que as usinas hidrelétricas reversíveis (UHR) estão entre as mais utilizadas no mundo hoje, as quais permitem que a água seja turbinada para gerar energia ou bombeada para armazená-la.

“Hoje elas representam mais de 95% da capacidade total de todas as tecnologias de armazenamento do mundo e elas têm aparecido em diversos estudos da EPE", ressalta o especialista.

Ponte também comenta sobre as baterias eletroquímicas, as quais estão mostrando ser bastante promissoras para armazenar energia, uma vez que os preços estão caindo devido à mobilidade elétrica.

O especialista finaliza que as duas tecnologias comentadas por ele de armazenamento de energia fazem parte do PDE - Planejamento Energético dos próximos 10 anos no Brasil, contudo ainda nos cálculos do projeto a competitividade com outras alternativas para gerar o mesmo serviço é bastante grande e que somente o aprimoramento poderá definir o futuro.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: