Parceria vai fomentar desenvolvimento de aviões com sistema de propulsão elétrica

Image

Acordo entre EAG e Universidade britânica Nottingham deve fomentar criação de sistemas de propulsão elétrica nos próximos anos

Na última quarta, 22 de dezembro, a Universidade de Nottingham, na Inglaterra e o Grupo Elétrico de Aviação (EAG) divulgaram uma nota onde confirmam a intenção de criar sistemas de propulsão elétricos para aplicações aerospaciais e não aerospaciais. A novidade faz parte de uma Joint Venture para desenvolver e comercializar sistemas de propulsão elétrica classe kW-MW (supercondutores e não supercondutores).

Ambas as instituições destacaram que o projeto se chamará H2EPS Ltd, a qual é a abreviação de Hydrogen, Hybrid, Eletric e Propulsions. Ainda segundo elas, o projeto estará inicialmente focado no desenvolvimento e comercialização de sistemas de propulsão elétrica da classe de 2 Megawatts para futuras aplicações de aeronaves híbridas, totalmente elétricas e elétricas a hidrogênio, com a missão de acelerar a descarbonização do setor de aviação.

A ideia é realmente criar um avião elétrico híbrido e capaz de transportar 90 passageiros. Com foco no transporte de avião totalmente zero carbono, a iniciativa está envolvendo as principais tecnologias no mercado e também com o apoio das melhores parcerias industriais, acadêmicas e financeiras.

Contratos financeiros e acordos colaborativos já estão sendo assinados com foco em colocar o projeto fora do papel em breve. Em nota, Kamran Iqbal, fundador e CEO da EAG, destacou que a universidade de Nottingham conta com recursos e instalações líderes mundiais em eletrônica de potência e máquinas elétricas para aplicações aeroespaciais e já demonstrou sistemas de propulsão de aeronaves de até 4 MW / 5 MVA. A parceria entre ambas as instituições é visto como bastante promissora.

“A EAG está extremamente satisfeita por firmar esta parceria com a Universidade de Nottingham. Precisamos desenvolver tecnologias e plataformas de aeronaves no tamanho e escala certos para causar um impacto significativo no meio ambiente. O foco da JV no desenvolvimento do sistema de propulsão elétrica classe 2MW é um passo na direção certa que contribuirá substancialmente para resolver os desafios da descarbonização e do transporte aéreo em massa simultaneamente” destacou ele.

Quem também comentou o assunto foi a professora Dame Jessica Corner, Pró-Vice-Reitora de Pesquisa e Intercâmbio de Conhecimento da Universidade de Nottingham. Na ocasião ela comentou que a parceria será um passo importante para a descabornização.

“A Universidade de Nottingham tem expertise líder mundial em Desenvolvimento de Sistemas de Propulsão Elétrica e esta parceria é uma grande oportunidade para a UoN entregar - compreender o impacto que demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento de tecnologias para a sustentabilidade ambiental, desenvolvendo e comercializando produtos com o potencial de criar benefícios sociais mais amplos, descarbonizar o setor de aviação e criar capacidades de propulsão elétrica líderes mundiais no Reino Unido” comentou ela.

Quando formada, a H2EPS Ltd irá combinar as capacidades complementares exclusivas e propriedade intelectual da Universidade para desenvolver e comercializar produtos e serviços de sistemas de propulsão elétrica. A EAG também reforça que fornecerá acesso a um programa de aeronaves comercialmente viável e liderança empresarial, enquanto a universidade fornecerá expertise, capacidade e experiência de pesquisa de propulsão elétrica de ponta.


Fonte: Canal Eolica BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: