Mais de três toneladas de lodo serão tratadas por mês para gerar biogás no Paraná

Image

Projeto está sendo desenvolvido pela Sanepar e deve entrar em operação em abril de 2022

A produção de biogás no Brasil vem ganhando cada vez mais espaço e permitindo que o setor se desenvolva de forma satisfatória. Um exemplo desse crescimento foi divulgado pela Companhia de Saneamento do Paraná, Sanepar,na última semana, onde um novo projeto com foco no reaproveitamento energético do biogás foi instalado.

De acordo com a companhia, o novo equipamento é um gasômetro, o qual tem capacidade de armazenar 2100 metros cúbicos de biogás. O projeto faz parte do complexo de secagem de lodo, que está sendo implantado na ETE Atuba, em Curitiba.

“Em formato circular, tem 12,6 metros de altura, 16,8 metros de diâmetro, com duplo revestimento. Internamente, uma membrana de poliéster funciona como um balão inflável. O revestimento externo é de lona de PVC com tratamento protetivo para radiação ultravioleta” explicou a Sanepar em nota sobre as características do equipamento.

Ainda segundo a companhia, o projeto vem para intensificar o processo de aproveitamento energético a partir do biogás gerado pelo tratamento do esgoto e também aumentar ainda mais a participação da empresa no que diz respeito à geração de energia limpa a partir do gás, uma vez que ela já opera a primeira estação do país com geração distribuída de energia elétrica movida a biogás.

O bioproduto gerado a partir da estação de tratamento servirá para a secagem do lodo, afirma a companhia. Segundo ela, o processo também utilizará o próprio lodo seco como biomassa, num conceito de eficiência energética e economia circular. A capacidade de todo o sistema será de secar 5 metros cúbicos de lodo por hora.

“Essa tecnologia irá substituir o processo convencional de centrífuga e fará com que a Sanepar deixe de enviar para aterro sanitário cerca de 3.800 toneladas de lodo por mês. O novo sistema entrará em operação em abril de 2022. A ETE Atuba Sul é atualmente a maior estação de esgoto do estado, com capacidade de tratar 1.680 litros de esgoto por segundo, atendendo as bacias dos rios Atuba, Bacacheri e parte do Iguaçu” ressalta a companhia.

A Sanepar também espera aumentar sua produção de biogás nos próximos anos e a expectativa é que até 2024, a companhia utilize a tecnologia de aproveitamento de biogás na geração de energia em mais 8 estações de esgoto da empresa, projetos os quais já estão com o financiamento aprovado pelo banco alemão KfW.

O diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, destacou que a companhia tem hoje o maior parque de reatores anaeróbios de esgoto doméstico do mundo, o que a torna com grande potencial de geração de energia a partir do biogás.

“A Sanepar tem tradição na utilização do biogás e temos um potencial muito grande de aumentar esse uso devido ao grande volume de biogás que já produzimos. Isso traz benefícios ao meio ambiente e também contribuirá para a modicidade tarifária, como preconiza o marco do saneamento”, finalizou ele.


Fonte: Portal Biomassa BR
Foto: Divulgação/Sanepar

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: