Selo Clima Paraná premiou empresas sustentáveis no estado

Image

A cooperativa Frísia foi uma delas, a qual utiliza várias formas de projetos sustentáveis com foco no acompanhamento dos inventários das emissões

A adesão de projetos sustentáveis tem dado prêmios a diversas cooperativas e empresas pelo país e um exemplo é o Selo Clima Paraná, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest/PR) cujo foco é incentivar as empresas em busca de projetos mais sustentáveis.

Na última semana foi a vez da Frísia receber o selo na categoria Original, que é a adesão voluntária para realizar o acompanhamento dos inventários das emissões. De acordo com a cooperativa é a terceira vez consecutiva que a empresa recebe o selo e resultado faz parte do trabalho desenvolvido para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Em nota, através da assessoria, Jean Cesar Andrusko, analista ambiental da Frísia, revela que os dados mostram o comprometimento da cooperativa com o desenvolvimento sustentável, cuidado com o meio ambiente e preocupação com a atual e as futuras gerações.

“A secretaria outorgou a Frísia como uma empresa comprometida com a redução da emissão de CO², um dos gases que causam o efeito estufa. Com adesão voluntária, a cooperativa participa há três anos, mostrando transparência em todas as atividades que temos. É muito gratificante porque o prêmio deste ano contemplou 71 empresas do Estado, e novamente podemos ver a Frísia entre elas, mostrando compromisso não somente com o meio ambiente, mas com a sociedade em geral” destacou ele.


Queima do biogás e utilização de 100% de biomassa provenientes de áreas de reflorestamento para gerar energia estão entre os projetos

Andrusko também comentou os projetos desenvolvidos pela Frísia e que estão entre os principais responsáveis pelo desenvolvimento mais sustentável.

Entre eles está a queima do biogás na Unidade Produtora de Leitões (UPL), a qual gera o combustível sustentável pelos biodigestores e garante o aquecimento térmico de 12 mil leitões por mês, reduzindo o consumo de energia elétrica e, consequentemente, os gases de efeito estufa.
Ainda segundo Andrusko, a cooperativa também usa em suas operações 100% de biomassa provenientes de áreas de reflorestamento, onde são 300 hectares de florestas plantadas (próprias) com eucalipto que sequestram próximo de 40 mil toneladas de CO², além de 400 hectares de florestas nativas que sequestram cerca de 120 mil toneladas de CO² segundo ele.

Todo esse processo no ambiente florestal permite que a Frísia evite a emissão de gás carbônico de forma satisfatória, visto que além do plantio de novas árvores, a cooperativa também tem 30% na redução de dióxido de carbono devido à utilização de biomassa nas caldeiras, uma energia limpa e sustentável.

Temos incentivos dos nossos dirigentes, da diretoria e dos próprios cooperados, o que coloca a Frísia em um patamar diferente, onde os grandes players do Paraná estão. Por parte do Estado é muito importante esse reconhecimento, se tornando um incentivo para fazermos mais” finaliza Andrusko.


Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: