Especialistas no setor de hidrogênio reforçam a importância da capacitação para a mão de obra na área

Image

Crescimento do setor vem ligando o alerta para a necessidade da especialização para os novos projetos. Fórum Hidrogênio debateu o assunto com especialistas do SENAI e diversas universidades brasileiras.

O crescimento do setor de hidrogênio verde no mundo como uma alternativa renovável tem criado boas oportunidades de negócios, mas com elas cada vez mais responsabilidades também diante da necessidade de mão de obra qualificada.

Com esse foco, o Fórum Internacional de Hidrogênio Verde, que aconteceu esta semana em Fortaleza, no Ceará, debateu em seu segundo dia a importância da capacitação para o setor.

Rubens Rosental, coordenador do Curso GESEL, da Universidade Econômica do Rio de Janeiro, explica que o hidrogênio é um tema que vem demandando muito interesse, que traz iniciativas para criar uma economia voltada para o combustível, que vem ganhando força e cada vez mais necessidade de captação de recursos humanos para a área.

“Por ser um elemento que apresenta características particulares de manuseio, aplicação, utilização, ações específicas devem ser feitas para que se promova confiança e outros aspectos técnicos, experimentais e regulamentáveis” afirma Rosenthal.

A qualificação da mão de obra foi justificada pelo especialista como fundamental para o desenvolvimento adequado e assertivo do setor de hidrogênio.

“É fundamental para essas ações no avanço e na qualificação de uma mão de obra direcionada", reforça ele.

Especialista do SENAI ressalta que Indústria do Hidrogênio necessita de profissionais qualificados

A produção de hidrogênio tem sido pautada como uma das áreas de crescimento na área de energia e diante disso, Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI CE, reforçou durante o Fórum Hidrogênio que a capacitação se tornou parte fundamental principalmente a nível técnico.

Segundo ele, os operadores de estações precisarão ter uma base sobre sistemas de energia e também um forte conhecimento em informática.

Holanda explica que os empregos na área estarão relacionados ao aprimoramento de processos de produção, assim como armazenamento, distribuição e utilização do hidrogênio, além da elaboração de estudos de viabilidade e de escala para a sua produção.

Ainda de acordo com o especialista, nos desafios da cadeia produtiva do hidrogênio mostradas pelo governo federal, através do Ministério de Minas e Energia, a capacitação e recursos humanos aparecem em segundo lugar.

Universidades possuem um papel importante na capacitação da área

Além dos cursos técnicos oferecidos pelo país, existem hoje também muitas universidades com cursos focados em hidrogênio e que devem ser levadas em consideração por quem procura investir na área.

Fernando Nunes, diretor do parque tecnológico da Universidade Federal do Ceará, explica que só a UFC, por exemplo, conta com mais de seis cursos voltados para a Indústria do Hidrogênio.

“A universidade federal do Ceará tem em seu quadro de professores e pesquisadores nas áreas técnicas 672 doutores e 33 mestres em doutoramento divididos na área de tecnologia, ciência ciências agrárias e ciências do mar", explica Nunes.

Segundo ele, o Ceará conta com uma costa importante para a instalação de usinas eólicas offshore, as quais contribuirão de forma significativa para o setor de hidrogênio e toda essa capacitação será extremamente necessária.

A integração universidade e empresas é fundamental segundo Nunes para o crescimento do setor de hidrogênio verde no país.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: