EUA aprova emenda que visa impulsionar a produção de bioenergia e biocombustíveis

Image

Alteração acontece em lei no país e cria oportunidade para biomassa coletada em incêndios florestais

Com foco em impulsionar o setor de bioenergia e biocombustíveis do país, o Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia da Câmara dos Estados Unidos aprovou na última semana uma emenda na Lei do Programa Nacional de Redução de Risco de Incêndios em Animais Selvagens oferecidos pelo Deputado Randy Feenstra, R – Lowa.
A nova aprovação tem como foco dar voz a biomassa coletada nos incêndios e atividades de mitigação para gerar energia limpa e renovável. “Minha alteração criaria uma oportunidade de utilizar biomassa coletada de incêndios florestais e atividades de mitigação e recuperação pós-incêndio para criar bioenergia, incluindo biocombustíveis” reforçou Feenstra durante a sessão legislativa.
A Lei foi apresentada em 28 de outubro e encaminhada ao Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia; a Comissão de Transporte e Infraestrutura; e o Subcomitê de Desenvolvimento Econômico, Edifícios Públicos e Gestão de Emergências. A Comissão de Ciência, Espaço e Tecnologia realizou uma reunião para revisar o projeto de lei em 16 de novembro.

Modificação vem para fomentar combustíveis mais sustentáveis e destinação correta a resíduos florestais

O deputado ressaltou que existe hoje uma necessidade importante de se trabalhar combustíveis mais baratos, tanto pelas mudanças climáticas como pelos preços abusivos registrados nos últimos meses em relação ao combustível tradicional.

“Desde que cheguei ao Congresso, concentrei-me em combustíveis e formas alternativas de energia. O recente aumento chocante dos preços dos combustíveis destaca a importância da pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis com boa relação custo-benefício” explicou ele.

Feenstra também explicou a importância de se utilizar a vegetação rasteira e materiais florestais derrubados para o que o seu excesso não seja um potencial combustível nos incêndios. A nova emenda permitirá que oportunidades sejam criadas tanto para a área de energia como para o meio ambiente oferecendo uma destinação adequada.

“Eliminar o excesso de vegetação rasteira e materiais florestais derrubados de nossas terras selvagens é um passo importante na mitigação e prevenção de incêndios florestais. Embora inofensivos em condições normais, esses materiais orgânicos podem criar uma caixa de pólvora para espalhar ou sustentar um incêndio florestal. No entanto, este processo de limpeza pode ser caro para nossas comunidades” explicou ele durante a sessão.

Outras áreas do país poderão ser beneficiadas com o uso da biomassa florestal

Além dos materiais florestais presentes em áreas de incêndios, a nova emenda também poderá ser utilizada em atividades de pesquisa e desenvolvimento do departamento de energia dos Estados Unidos.

Segundo o deputado a nova emenda permitirá o desenvolvimento de processos mais fáceis e econômicos para converter esses materiais em biocombustíveis.

“Esta emenda melhora este projeto de lei, aproveitando a experiência do DOE para enfrentar desafios importantes”, acrescentou Feenstra. “Pesquisar novas maneiras de criar bioenergia a partir do excesso de vegetação e tem potencial não apenas para fornecer uma nova fonte de combustível, mas para criar um valor econômico adicional para mitigação inteligente de incêndios florestais” finalizou ele.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: