48% da matriz energética do Brasil são de fontes renováveis

Image

A energia limpa é uma realidade mundial, sendo o setor de solar, eólica e biomassa como destaque para serem implantados.

No Brasil, o potencial da energia limpa também ganhou espaço no último ano, tendo a energia solar, eólica e biomassa entre os destaques a serem implantados. De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Paulo Cesar Domingues o Brasil possui 48% de fontes renováveis na matriz energética em relação ao resto do mundo que tem apenas 14%.

Com esta grande matriz renovável, em relação a média mundial, que inclui países mais desenvolvidos, é um grande avanço e trajetória para o Brasil. Em 2020 o ano foi finalizado com 85% da nossa matriz renovável, enquanto a média mundial é de apenas 28%.

O Brasil é um dos países líderes no tema Transição energética para uma economia de baixo carbono, no diálogo de alto nível das Nações Unidas sobre energia. O potencial do país é de ser um grande produtor, consumidor e exportador energético para o mundo todo nesse processo de transição energética mundial.

Além dos benefícios ambientais, a GD gera milhares de empregos em todo o Brasil, dinamizando a economia e atraindo investimentos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL a energia solar fotovoltaica criou mais de 187 mil empregos em todo país. Em primeiro lugar do ranking encontra-se Minas Gerais, com 33.870 oportunidades, em seguida São Paulo, 23.518, Rio Grande do Sul, 23.091, Mato Grosso, 14.274 e em quinto, conta com Paraná, com 10.272.

A meta do Brasil até 2030 é reduzir em 43% as emissões, além de chegar em 2025 com redução de 37% em relação aos níveis de 2005.

Biocombustível e hidrogênio

O Renovabio é uma importante política Nacional de biocombustíveis que possui o estabelecimento de metas nacionais anuais de descarbonização para o setor de combustíveis, incentivando o aumento da produção e da participação de biocombustíveis na matriz energética de transportes do país. O Hidrogênio verde é considerado o combustível do futuro.

O Brasil possui recursos e podem produzir o hidrogênio, pondendo ser um grande produtor, consumidor e exportador dessa tecnologia. Segundo informações em nota do governo, várias empresas nacionais e multinacionais já estão querendo implantar projetos no país.

Energia solar e eólica

De acordo com relatório da Agência Internacional de Energia (IEA) as fontes renováveis como eólica e solar cresceram rapidamente durante o período de duas décadas e devem se expandir nos próximos anos, rapidamente em relação à anteriormente o período de pandemia.

Para Fatih Birol, Diretor Executivo da IEA as energias eólica e solar estão sendo razões para ser otimistas sobre os objetivos climáticos, pois eles quebram recorde após recorde.

As instalações solares fotovoltaicas continuam batendo novos crescimentos, com adições anuais previstas para chegar a mais de 160 GW até 2022. Não sendo diferente para à capacidade eólica global que quase dobraram no ano passado, para 114 GW.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: