Geração Distribuída rural atinge marca de 1 GW

Image

Entre as 500 micro e mini usinas instaladas para produção de energia, estão o setor solar, hídrica, biomassa e eólica.

De acordo com dados com dados da Agência Nacional Energia Elétrica (Aneel) a geração distribuída rural alcançou a marca de 1 GW de potência instalada. Sendo possível abastecer mais de 1,5 milhão de habitantes e mitigar por ano cerca de 406 mil toneladas de gases efeito estufa, segundo cálculos da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída).

A associação aponta que em relação às demais classes de consumo de geração distribuída, tais como residencial, comercial, industrial e setor público, o campo vai passar por uma aceleração de instalação de novos projetos.

O financiamento para produtores rurais é diferenciado para a aquisição dos equipamentos. Segundo a entidade, atualmente aquele que gera a própria energia já está alcançando uma rentabilidade melhor na sua atividade, por diminuir a despesa da conta de luz.

De acordo com Carlos Evangelista, presidente da ABGD, o setor vai alcançar o patamar de 2,5 gigawatts, em 2022.

São mais de 64.500 micro e mini usinas instaladas na área rural para a produção própria de energia, pouco mais de 95% são de painéis fotovoltaicos (solar); as outras fontes são hídrica, biomassa e eólica.

Energias renováveis no Brasil

A energia renovável vem crescendo no Brasil cada vez mais durante os anos, tanto por incentivos governamentais e conscientização da sociedade. O uso dessa fonte traz benefícios ambientais e econômicos.

De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) o Brasil utiliza mais fontes renováveis que no resto do mundo. Somando lenha, carvão vegetal, hidráulica, derivados de cana e outras renováveis, o setor totaliza 46,2%, da nossa matriz energética.

O país alcança cerca de 83% de renováveis, em relação a 25% da média mundial. A tendência é do avanço das energias renováveis, pois o Brasil faz parte dos países que assinaram o acordo de Paris em 2015, que visa conter o aumento do aquecimento global.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: