Fortalecimento de fontes renováveis está intimamente ligada ao armazenamento de energia, diz especialista

Image

Zilles prevê um avanço significativo na produção de energia solar e eólica no mundo até 2040, contudo, produção só será fortalecida e constante se unida aos sistemas de armazenamento de energia.

O armazenamento de energia tem um papel importante no fortalecimento da produção renovável no mundo. É o que afirma Roberto Zilles, especialista do Instituto de Energia e Ambiente, da Universidade de São Paulo (USP).
Durante sua palestra no Fórum e Feira Energy Storage, nesta quarta, Zilles trouxe dados importantes do cenário global de energia renovável no mundo e afirmou que as políticas públicas estão cada vez mais voltadas para um desenvolvimento econômico sustentável.

Ele acredita que se forem cumpridas todas as políticas públicas declaradas até o momento para o setor de forma mundial, os resultados serão bastante expressivos no que envolve a produção renovável principalmente a energia solar e eólica.

Contudo, no momento ele ainda pensa que as ações propostas até aqui ainda não enxergam um mundo até 2040 tão sustentável. “Na política declarada, o que se tem é que em 2040 não é um horizonte muito distante para qualquer planejamento e montagem de uma estrutura comercial, industrial e também de formação de recursos humanos de regulamentação necessária para realmente ter essa inserção das fontes solar e eólica na matriz energética” frisa ele.

Já o cenário de energia limpa deve mudar com a inclusão dos projetos que envolvem os sistemas de armazenamento de energia por proporcionarem um sistema elétrico mais estável e seguro.

“Em 2018 a gente tinha 7% da participação renovável, na política declarada para 2040 a gente triplica a participação de energia com sol e vento com 24% e no desenvolvimento sustentável a gente passa a ter 40% da eletricidade consumida provenientes de fonte solar e eólica” explica Zilles que ainda complementa “Esse cenário mesmo chegando na política declarada tem 24% de sol e vento que não consigo despachar, eles não são despacháveis e que para eu ter essa inserção expressiva do cenário que era 2018 para um cenário de política declarada para 2040 eu tenho que ter o armazenamento” explica.

Equilíbrio do Sistema elétrico renovável precisa da tecnologia de armazenamento de energia

O equilíbrio do sistema elétrico renovável nos próximos anos com certeza precisará do armazenamento de energia, seja ele através de bateria ou combustível, acredita Zilles.

No cenário global descrito pelo especialista o sistema será composto cada vez mais por energia solar e eólica chegando de forma conservadora a 24% no mundo e por isso é desejável que esse sistema tenha o equilíbrio entre produção e demanda, onde todo controle de transmissão por rede básica ou de distribuição esteja estável e possa absorver essa quantidade de geração que só o armazenamento pode trazer.

“Em um momento onde o sistema através da fonte renovável, seja solar ou eólica, não é suficiente para atender aquela demanda eu tenho um colchão de energia que pode ser estabelecido e fornecido por esse sistema de armazenamento de energia” explica o especialista.

Ele ainda reforça que o armazenamento também permitirá que a produção excedente dos sistemas renováveis seja estocada para ser utilizada no futuro, não desperdiçando assim a energia limpa produzida.

Fórum Energy Storage entra no seu segundo dia

Além da palestra de Zilles, o Fórum Energy Storage também teve seu primeiro dia recheado de outros temas importantes sobre o armazenamento de energia.

Fizeram parte da programação assuntos sobre as soluções tecnológicas presentes no mercado e também um debate interesse entre os principais players do setor sobre o que se espera para os próximos anos.
O evento entra no seu segundo dia nesta quinta-feira, e pode ser acompanhado através de plataforma online exclusiva.

Mais informações podem ser acessadas através do site https://www.energystoragebrasil.com/

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: