Através do biogás seria possível substituir aproximadamente 36% da geração da energia elétrica

Image

O potencial brasileiro através de toda a energia que poderia produzir através do biogás, seria possível substituir aproximadamente 36% da geração da energia elétrica ou quase 80% da demanda de diesel do país.

O consumo de energia na região norte é de aproximadamente 9000 GWh por ano e os cálculos de potencial supre 76% dessa energia e substituir aproximadamente 28% do consumo de diesel da região, apenas utilizando os resíduos existentes na região norte.

O potencial brasileiro através de toda a energia que poderia produzir através do biogás, seria possível substituir aproximadamente 36% da geração da energia elétrica ou quase 80% da demanda de diesel do país.

‘’Isso é muito expressivo, principalmente que pensamentos que a quantidade de resíduos gerados no país é muito grande. Na produção agrícola e agropecuária, onde o Brasil é uma potência, você tem uma infinidade de resíduos sendo produzidos e que está sendo jogado fora ou desperdiçados e não estão gerando energia, que além da energia pode trazer um retorno financeiro’’, diz a gerente executiva da Abiogás, Tamar Roitman.

O mercado de biogás atualmente possui aproximadamente 540 plantas e a maior parte do biogás é destinado para a produção de energia elétrica.

Brasil é considerado o país com o maior potencial de produção de biogás no mundo

O biogás é um gás gerado na decomposição da matéria orgânica, ou seja, sem a presença de oxigênio e esse gás pode ser aproveitado para gerar eletricidade, calor ou sofrer o processo de purificação e transformação desse gás em biometano. O biometano é um substituto do gás natural que pode ser utilizado para injeção na rede ou também como combustível para uso veicular.

De acordo com a Biogás, o potencial de biogás no Brasil por ano disponível é de 41,4 NM bilhões de biogás proveniente do setor sucroalcooleiro, 37,4 NM bilhões do setor agroindustrial e 5,8 NM bilhões do setor sanitário.

A maior aplicação do Biogás é para a geração de eletricidade, a produção média por uso final é de cerca de 119 MW de potência instalada e de produção média por substrato a maior produção corresponde em 51% para aterro sanitário, 25%, indústria de alimentos e bebidas, 14%, suinucultura, 6%, lodo de esgoto e 3% para outros.

Fonte: Biomassa BR
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD NORTE - 11º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
29 e 30 DE SETEMBRO DE 2021
MANAUS - AM - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdnorte.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: NEXEN / I.S BRASIL / ECORI ENERGIA SOLAR / PHB SOLAR / CLAMPER / AMARA -E / EDMOND / GROWATT / SOLFACIL / INSOLE / EMBRASTEC / GEL SOLAR / SICES SOLAR / SSM SOLAR DO BRASIL/ INOX - PAR / JA SOLAR / WDC NETWORKS / L8 / SMA / FORTLEV SOLAR / LIVOLTEK / EDELTEC / FOTUS ENERGIA SOLAR / GOODWE / PIETA TECH / SUNGROW / INGETEAM / LONGI / SOLIS INVESTERS / AMPHENOL / WIN / TRITEC SOLAR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: