Marrocos projeta fornecer 13,4 milhões de MWh por ano através da Biomassa

Image

Aumento na participação da fonte foi anunciada pelo ministério de energia do país este mês e tem como objetivo contribuir para uma matriz energética mais sustentável

O governo do Marrocos anunciou no início do mês que vai retomar o programa de recuperação de energia através da biomassa (BEV) no país.

A iniciativa vai de encontro com o propósito de aumentar a matriz energética marroquina em até 53 % com fontes renováveis, segundo o governo.

De acordo com o Ministério de Energia, Minas e Meio Ambiente do Marrocos, o uso da biomassa contribuirá significativamente para esse propósito e terá como base a matéria prima gerada a partir da matéria orgânica de origem vegetal ou animal presentes na agricultura, silvicultura, resíduos sólidos de aterros e águas residuais do país.

13,4 milhões de MWh devem ser gerados da biomassa no país

As expectativas para a geração de energia a partir da biomassa são bastante positivas no Marrocos.

Segundo a empresa que administra a energia no país, Electricité de France (EDF), o país conta com um grande potencial para esse tipo de energia e utilizará tanto cogeração, através das caldeiras, como a fermentação, através do biogás, para gerar eletricidade.

Em nota, o ministério de energia do , Aziz Rabbah, reforçou que as novas estratégias criadas pelo país voltadas para as usinas de biomassa devem produzir cerca de 13,4 milhões de MWh por ano de energia limpa.

Ainda segundo o governo, destes 13,4 MWh previstos, cerca de 6,6 milhões devem vir de plantas instaladas no setor agrícola, onde o uso de resíduos com o bagaço da cana ou cascas de arroz podem ser utilizadas, por exemplo.

Além da agricultura, 3,5 milhões de MWh também está prevista no setor florestal, onde o uso de resíduos florestais como podas de árvores e galhos secos podem ser utilizados para gerar energia. Já 3,1 milhões de MWh estão previstos a partir de resíduos sólidos urbanos e 0,2 milhões de MWh de águas residuais presentes do país.

Marrocos também pretende fomentar outras fontes de energia limpa

Assim como a biomassa, o Marrocos também pretende fomentar outras fontes alternativas de energia.

Em junho, o país fez uma parceria com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) para impulsionar os setores sustentáveis. Na ocasião ficou definido o propósito de fortalecer as políticas e regulamentações para a implantação dessas fontes renováveis, assim como a possibilidade de projetar novos investimentos, incluindo o financiamento climático.

Além da biomassa, o país citou a possibilidade de produção de energia através do hidrogênio verde e grandes projetos de energia solar.

Em fevereiro, o Marrocos também anunciou um investimento orçado em 52,1 bilhões de dólares marroquinos, o equivalente a US $5,8 bilhões para tornar os recursos renováveis uma realidade no país até 2030.

Fonte: Biomassa BR
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD NORTE - 11º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
29 e 30 DE SETEMBRO DE 2021
MANAUS - AM - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdnorte.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: NEXEN / I.S BRASIL / ECORI ENERGIA SOLAR / PHB SOLAR / CLAMPER / AMARA -E / EDMOND / GROWATT / SOLFACIL / INSOLE / EMBRASTEC / GEL SOLAR / SICES SOLAR / SSM SOLAR DO BRASIL/ INOX - PAR / JA SOLAR / WDC NETWORKS / L8 / SMA / FORTLEV SOLAR / LIVOLTEK / EDELTEC / FOTUS ENERGIA SOLAR / GOODWE / PIETA TECH / SUNGROW / INGETEAM / LONGI / SOLIS INVESTERS / AMPHENOL / WIN / TRITEC SOLAR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: