Energia renovável possui menor custo que combustíveis fosséis

Image

A capacidade do setor de energias renováveis aumentou 3,7 vezes no mundo, com novos projetos implantados.

Segundo O relatório “Custos de Geração de Energias Renováveis em 2020' da IRENA, Entre 2000 e 2020, a capacidade de geração de energia renovável no mundo aumentou 3,7 vezes, de 754 gigawatts (GW) para 2 799 GW, devido ao custo que obteve diminuição. Em relação ao custo da eletricidade de energia solar fotovoltaica (PV) em escala de serviço público caíram 85% no período de 2010 a 2020.

Desde 2010, mundialmente, foi acumulado um total de 644 GW de capacidade de geração de energia renovável e adicionado com custos estimados que foram menores do que a opção de combustível fóssil mais barata em cada ano respectivo.

O relatório ainda mostra que cada vez mais novos projetos solares e eólicos estão prejudicando até mesmo as usinas elétricas movidas a carvão mais baratas e menos sustentáveis.
A análise da IRENA, sugere que 800 GW de capacidade existente de carvão mineral tem custos operacionais mais altos do que a energia solar fotovoltaica e eólica terrestre em escala de utilidade, incluindo US $ 0,005 / kWh para custos de integração.

De acordo com a agência a substituição dessas usinas movidas a carvão cortaria os custos anuais do sistema em US $ 32 bilhões por ano e reduziria as emissões anuais de CO 2 em cerca de 3 Gigatoneladas de CO 2 .

Em dez anos, o custo da eletricidade proveniente da energia solar caiu 85%, o da solar concentrada 68%, o da energia eólica em terra 56% e a energia eólica marítima 48%.

“Atualmente, as energias renováveis são a fonte de energia mais barata,” afirmou o Diretor-Geral da IRENA, Francesco La Camera.

“A tendência confirma que as renováveis de baixo custo são não só a espinha dorsal do sistema energético, mas que também permitirão a eletrificação em utilizações finais, como nos transportes, em edifícios e na indústria, desbloqueando ainda a eletrificação competitiva indireta por meio do hidrogénio verde”, finaliza o relatório.

A análise abrange cerca de 20.000 projetos de geração de energia renovável em todo o mundo, com dados de 13.000 leilões e contratos de compra de energia para renováveis.

O relatório completo pode ser acessado diretamente em: Custos de Geração de Energias Renováveis em 2020

Fonte: Biomassa BR
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD CENTRO OESTE - 10º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
11 e 12 DE AGOSTO DE 2021
CUIABÁ - MT - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdcentrooeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

PATROCINADORES: ECORI/ PHB SOLAR / I.S BRASIL / CLAMPER / AMARA-E / EDMOND / SOLFACIL / NEXEN / GROWATT / SICES SOLAR / SSM SOLAR / EMBRASTEC / JA SOLAR / WEG / WDC NETWORKS / INOX PAR / EMBRASTEC / SMA/ COPERNICO/ L8 / RENOVIGI/ FORTLEV SOLAR / GE / FOTUS ENERGIA SOLAR/ FIRTS SOLAR/ SAJ / SOLIS / LONGI / INGETEAM / SUNGROW / BRASSUNNY/ AMPHENOL / MODULAR ESTRUTURAS / WIN/ WEB CONECTE / SOLARVIEW /

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: