Políticas Públicas para a GD foi tema bastante debatido durante o Fórum GD – Região Sudeste, nesta quarta

Image

Parceria entre a ABGD e o INEL vem sendo importante na luta para o incentivo a energia limpa no Brasil.

O Fórum Regional de Geração Distribuída- Região Sudeste (Fórum GD- Sudeste) tem sido visto como uma importante vitrine no debate de assuntos que envolvem a produção da micro e minigeração de energia no país.

O evento, que está acontecendo de forma híbrida entre os dias 16 e 17 de junho deste ano, vem reunindo diversos especialistas e empresários do setor para colocar em discussão temas importantes e que visam o crescimento desse tipo de geração de energia.

Mesmo diante da pandemia, o setor apresentou números significativos de crescimento no último ano, o que reforça seu potencial. Contudo, apesar do bom desempenho, muitas incertezas ainda rondam a GD no país e os obstáculos que envolvem a produção renovável foi um dos temas levantados pelos especialistas.

Parceria entre a ABGD e INEL tem sido carro chefe importante na luta pela energia limpa no Brasil

Durante o painel “Políticas Públicas para GD”, Heber Galarce, presidente do Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL), explica que a energia renovável é a opção ideal para os brasileiros, mas que os entraves políticos ainda estão entre os obstáculos a serem vencidos.

O diálogo segundo ele está entre os pontos chaves do processo, mas ainda vem acontecendo de forma ineficiente. Durante a sua palestra Galarce explicou o que é considerado uma política pública, como ela funciona e quais obstáculos estão acontecendo no setor GD, principalmente ao que se refere ao projeto de lei 5829/2019, que prevê a instalação de um marco legal para a geração distribuída.

Ainda durante o debate, Galarce ressaltou a importância da parceria entre o INEL e a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) para o setor de energia limpa do país e também parabenizou os participantes do evento pela presença em um debate de extrema importância nos dias de hoje.

“Parabéns a todos que estão aqui para conversar sobre um assunto tão importante que é a energia, principalmente a de modo descentralizada ponderando e trazendo autonomia para o cidadão, uma energia limpa, mais barata, renovável. [...]. O INEL junto com a ABGD, hoje, eu posso dizer com firmeza que é a tropa de choque frente ao governo federal sobre o assunto de energia limpa renovável descentralizada” afirmou o especialista.

A Geração Distribuída está passando por um processo de descentralização, digitalização, desburocratização e democratização reforçam especialistas

O Fórum GD – Região Sudeste trouxe muitos levantamentos para serem debatidos durante o primeiro dia. A aprovação do PL 5829 tem sido esperada pelo setor de modo a trazer mais segurança jurídica a quem está produzindo sua própria energia.

Na visão de Marina Meyer Falcão, do departamento jurídico da ABGD, a geração distribuída hoje vem passando por momentos importantes e que precisam ser acompanhados diariamente.
“É importante a gente contextualizar hoje a onde a gente está com a geração distribuída. A Geração Distribuída hoje então ela passa por um processo de descentralização, digitalização, desburocratização que é o que a gente está fazendo com o PL 5829 e democratização dessa nova fonte, dessa importante fonte que é a geração distribuída ``, reforça ela.

Os pontos importantes do PL 5829/ 2019 também foram explicados durante o debate, os quais foram abordados pela ABGD. Carlos Evangelista, presidente da instituição, reforça que o setor precisa de uma regulamentação para trazer estabilidade ao setor.

“O nosso setor de geração distribuída é a única área do setor elétrico que não é regulamentado por lei, então nós precisamos de uma regulamentação, uma lei que regulamente nosso setor para permitir estabilidade jurídica, regulatória, econômica, financeira. Para os investidores continuarem investindo, para as pessoas, os consumidores continuarem acreditando nisso” finaliza ele.

O segundo dia do Fórum GD começa nesta quinta e tem uma programação intensa sobre o setor. Para acessar a programação completa do evento acesse: Fórum GD Sudeste

Fonte: Biomassa BR
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Patrocinadores: ECORI / PHB SOLAR / CLAMPER / NEXEN / EDMOND / SICES SOLAR / SSM / L8 / JASOLAR / WDC / INOX PAR / WEG / GOODWE / EMBRASTEC / SUNGROW / INGETEAM / SOLIS INVERTERS / SOLAR EDGE / OPUS SOLAR / LONGI / AMPHENOL / NOVA ESFERA / POLITEC / PROAUTO / TRITEC / SOLFACIL / MODULAR ESTRUTURAS / SOLARIZE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: