Membranas poliméricas podem potencializar o setor do biogás

Image

A utilização de membranas para filtrar o biogás é uma solução nova no Brasil, que vem sendo modernizada.

A digestão anaeróbia da biomassa é o biogás e o digestato (lodo) para que o biogás possa ser utilizado como fonte energética na sua potencialidade, precisa passar por um sistema de purificação. O processo aumenta o seu potencial como fonte de energia térmica, elétrica e principalmente veicular, para obter o biometano.

Além de preservar a vida útil de equipamentos, como motogeradores, motores automotivos, caldeiras e tubulações, e valorizar economicamente o biogás.

Para melhorar a capacidade energética do biogás, os processos de purificação do biogás foram se modernizando, entre eles, o mercado industrial de tecnologias para a separação de gases, desenvolvendo a membrana polimérica como um instrumento capaz de qualificar a pureza dos gases do biogás.

As membranas poliméricas separam o CO2 e CH4 depois que o biogás sai do biodigestor, facilita a separação dos componentes e melhorando a qualidade do gás.

CIBiogás realiza projeto com membranas

Projeto foi realizado com um case da planta pela CIBIogás, UBE e 3DI Engenharia na UD Itaipu, onde as membranas são aplicadas para pureza do biogás.

A parceria consistiu em trabalhar em conjunto para realizar a instalação técnica do sistema de refino de biogás com membranas.
A utilização de membranas para filtrar o biogás é uma solução nova no Brasil.

Segundo a ANP - Agência Nacional de Petróleo e Gás o módulo de membranas tem capacidade de purificar 35 Nm³/h de biogás bruto a uma pureza superior a 90% de metano, um dos requisitos para enquadrar o biogás como biometano.

“Estamos instalando as membranas com recursos e mão-de-obra nacionais. O que dá competitividade real aos fornecedores do setor para entrarem na disputa mercadológica, oferecendo melhores preços, competitividade e principalmente soluções adequadas às características do Brasil. Quem ganha é o prestador de serviço e o consumidor”, diz Rafael González, diretor presidente do CIBiogás.

Maiores informações podem ser acessadas diretamente no site oficil da CIBIogás: CIBIogás

Fonte: Biomassa BR
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Patrocinadores: ECORI / PHB SOLAR / CLAMPER / NEXEN / EDMOND / SICES SOLAR / SSM / L8 / JASOLAR / WDC / PIETA TECH / INOX PAR / WEG / GOODWE / EMBRASTEC / SUNGROW / INGETEAM / SOLIS INVERTERS / SOLAR EDGE / OPUS SOLAR / LONGI / AMPHENOL / NOVA ESFERA / POLITEC / PROAUTO / TRITEC / SOLFACIL / MODULAR ESTRUTURAS / SOLARIZE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: