Programa Combustível do Futuro: Comitê visa fornecer informações adequadas sobre eficiência energética e ambiental do veículo

Image

Resolução que instituiu novo programa do governo foi aprovada no final de abril pelo CNPE.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou no final de abril a resolução que visa a criação do Programa Combustível do Futuro.

Com foco em oferecer medidas para incrementar o uso de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono, o programa também prevê a descarbonização da matriz de transporte brasileira.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME) o programa contará com um comitê e visa incentivar o uso de veículos mais sustentáveis.

“O programa proporcionará o aumento na utilização de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono, incentivando o desenvolvimento de tecnologia veicular nacional, tornando a nossa matriz de transporte mais limpa e sustentável” reforçou o ministro do MME, Bento Albuquerque.

Diretrizes e Comitê Técnico

Com foco em realmente fomentar o uso de veículos mais sustentáveis, o novo programa criado pelo MME contará com diretrizes importantes e também a criação de um comitê técnico do combustível do futuro, que por sua vez será composto por 15 órgãos e que será coordenado pelo MME.

Dentre as diretrizes, segundo o MME, estão a coordenação interinstitucional e a integração de políticas públicas relacionadas ao setor automotivo e de combustíveis, como o RenovaBio, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, o PROCONVE, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Programa Rota 2030 e o CONPET.

Já sobre as responsabilidades do comitê técnico, o ministério explica que o mesmo deverá avaliar o ciclo de vida completo de cada combustível e recomendar ações que aproximem o consumidor do combustível renovável. Além disso, sugestões sobre os aspectos de eficiência energética e ambiental também deverão ser repassadas ao consumidor.

“Caberá a esse comitê propor metodologia de avaliação do ciclo de vida completo dos combustíveis; recomendar medidas para aproximação dos combustíveis de referência aos combustíveis efetivamente utilizados pelo consumidor, bem como sugerir ações para fornecer ao cidadão informações adequadas para a escolha consciente do veículo em relação aos aspectos de eficiência energética e ambiental” explica o ministério em nota.

Os incentivos à célula combustível a etanol e combustíveis de baixo carbono

O Programa Combustível para Futuro também vem estudando assuntos importantes referentes aos veículos elétricos e híbridos.

Além de fomentar o uso de biocombustíveis, o futuro dos combustíveis no Brasil também passará pela chegada da eletrificação e o incentivo à célula combustível a etanol.

“O Programa proporá medidas para o desenvolvimento de todo o arcabouço legal e regulatório, hoje inexistente, para a tecnologia de captura e armazenagem de gás carbônico, seja na produção de biocombustíveis ou na de hidrogênio azul.Também serão criadas condições necessárias para introdução do bioquerosene de aviação na matriz de transporte do País e para uma política integrada desse biocombustível com o diesel e a nafta verde. O setor marítimo também está incluído no programa, buscando-se a inserção de combustíveis sustentáveis nesse modo de transporte', revela o MME.

Para finalizar, o ministério também afirma que o país pretende seguir firme em prol da redução de emissões e no que se refere à liderança na transição energética para uma economia de baixo carbono.

Fonte: Biomassa BR
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Patrocinadores: ECORI / PHB SOLAR / CLAMPER / NEXEN / EDMOND / SICES SOLAR / SSM / L8 / JASOLAR / WDC / INOX PAR / WEG / GOODWE / EMBRASTEC / SUNGROW / INGETEAM / SOLIS INVERTERS / SOLAR EDGE / OPUS SOLAR / LONGI / AMPHENOL / NOVA ESFERA / POLITEC / PROAUTO / TRITEC / SOLFACIL / MODULAR ESTRUTURAS / SOLARIZE

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: