Brasil utiliza mais fontes renováveis que o restante do mundo

Image

Cerca de 83% da matriz elétrica brasileira são de fontes renováveis. Sendo elas a hidrelétrica, eólica, biomassa, biogás e solar centralizada.

A energia renovável vem crescendo no Brasil cada vez mais durante os anos, tanto por incentivos governamentais e conscientização da sociedade. O uso dessa fonte trás benefícios ambientais e econômicos.

O setor é liderado pela hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).

De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) o Brasil utiliza mais fontes renováveis que no resto do mundo. Somando lenha, carvão vegetal, hidráulica, derivados de cana e outras renováveis, o setor totaliza 46,2%, da nossa matriz energética.

O país alcança cerca de 83% de renováveis, em relação a 25% a média mundial. A tendência é do avanço das energias renováveis, pois o Brasil faz parte dos países que assinaram o acordo de Paris em 2015, que visa conter o aumento do aquecimento global.

O que é o acordo de Paris?

O acordo de Paris é uma meta mundial de redução ao aquecimento global. O compromisso foi assinado em 12 de dezembro de 2015, e entrou em vigor somente em 4 de novembro de 2016.

Seu principal objetivo é Reduzir as emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono. Também visa estimular o suporte financeiro dos países desenvolvidos para ampliar as ações que levam ao cumprimento das metas para 2020 dos países menos desenvolvidos e ampliar desempenho para limitar o aumento de temperatura a 1,5ºC.

Meta do Brasil no acordo de Paris

Em dezembro do passado o acordo completou 5 anos e todos os países assinantes do compromisso realizaram a apresentação das novas metas dos compromissos.

A meta do Brasil até 2030 é reduzir em 43% as emissões, além de chegar em 2025 com redução de 37% em relação aos níveis de 2005. Também afirmou que zeraria o desmatamento ilegal.

O investimento em energias renováveis devem ser vistas como uma alternativa para o país alcançar suas expectativas.

Fonte: Redação - Portal Brasil Solar
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

FÓRUM GD SUDESTE - 9º FÓRUM DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS E ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

SAVE THE DATE
16 e 17 DE JUNHO DE 2021
RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

SITE OFICIAL: www.forumgdsudeste.com.br
E-MAIL: contato@grupofrg.com.br

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: