Estima-se que Brasil irá gerar 100 milhões de toneladas de lixo por ano até 2030

Image

O aproveitamento dos resíduos orgânicos para geração de energia renovável é o tema de debate do Webinar promovido pelo Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Baseada em uma série histórica da produção de lixo no Brasil, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) estima que, até 2030, chegaremos a uma geração anual de 100 milhões de toneladas. Atualmente, das 70 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) produzidos por ano, por mais da metade, 37 milhões de toneladas, é de lixo orgânico. O panorama alerta para outro número preocupante: apenas 1% dessa parcela orgânica tem algum tipo de reaproveitamento.

“Os resíduos orgânicos compostos por materiais oriundos do setor de alimentação, normalmente destinados a aterros sanitários, podem ser transformados em energia elétrica, biometano para biocombustíveis e fertilizante”, explica a coordenadora do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, pesquisadora da Universidade Caxias do Sul (UCS), Suelen Paesi.

É com foco nessas soluções que, no dia 10 de fevereiro, ela vai mediar o debate do webinar Resíduos Orgânicos de CEASAs, Shoppings e Restaurantes: Qual o potencial de aproveitamento energético desses resíduos no Brasil.

Suelen defende a organização do setor para a produção e distribuição de energia renovável em uma economia circular. Segundo a pesquisadora, a comercialização de produtos como hortifrutigranjeiros, flores e mudas requer um produto de alta qualidade, o que gera grande quantidade de resíduos. E essas perdas podem ser minimizadas pela geração de energia através do biogás. No Brasil, as CEASAs, assim como shoppings, supermercados, restaurantes e rede hoteleira, já se mobilizam em busca de soluções para a transformação dos resíduos em energia renovável.

“O debate nesse webinar quer promover a integração das organizações públicas, privadas e acadêmicas para fazer acontecer a produção de biogás, também, nesse setor”, explica Suelen.

Algumas dessas iniciativas, que são referência para esse avanço, serão apresentadas no evento online. Edmilson Costa Moreira, da CEASA/SC, mostra O potencial de um projeto de biogás de resíduos orgânicos do Ceasa de Florianópolis/SC; Sergio Peres, da Universidade de Pernambuco, apresenta A planta de biogás do Shopping Camará - Camaragibe - PE; Suzane de Conto, da UCS, fala da Geração de resíduos sólidos em restaurantes: indicadores de sustentabilidade; e Orlando Duarte Hernandez traz o case da Planta de biogás da CS Bioenergia - Curitiba/PR.

O webinar é gratuito e ocorre no próximo dia 10, às 10h30. O evento online integra a programação do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, evento presencial, que está previsto para acontecer de 29 de março a 01 de abril, em Caxias do Sul - RS, com realização do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e UCS, com organização da SBERA - Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial. Para se inscrever no webinar, acesse: materiais.cibiogas.org/inscricao-webinars-forum-rsu.

Serviço
Tema: Resíduos Orgânicos de CEASAs, Shoppings e Restaurantes: Qual o potencial de aproveitamento energético desses resíduos no Brasil
Data: 10 de fevereiro de 2021.
Hora: 10h30

Inscrições gratuitas: materiais.cibiogas.org/inscricao-webinars-forum-rsu
Informações adicionais: www.biogasebiometano.com.br

Fonte: Cibiogás

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: