Entrevista exclusiva com Marcelo Sousa – General Manager da FIMER

Image

A FIMER está presente em 26 países, com mais de 1100 funcionários e um dos maiores portfólios de produtos e canais de marketing do mercado.

O PORTAL BRASIL SOLAR: Fale sobre a empresa, sua fundação e países de atuação?

RESPOSTA:
A FIMER é uma empresa italiana fundada em 1942 e completou 78 anos de solidez em 2020. Este ano nos tornamos o 4º maior fabricante de inversores solares do mundo, mas temos mantido nosso foco na transição energética que o mundo está vivenciando. Para isso, temos soluções e negócios que envolvem mobilidade elétrica, armazenamento de energia, sistemas híbridos, além do negócio de conversão de energia onde estão os inversores solares. Atualmente temos 3 fábricas no mundo, sendo 2 na Europa e 1 na Índia, além de um forte investimento em P&D, com 3 hubs de inovação, e presença física em 26 países, incluindo o Brasil que está sendo preparado para ser um dos hubs de reparo global.

O PORTAL BRASIL SOLAR: Como é para a FIMER ser a 4 ° maior fornecedora de inversores no mundo?

RESPOSTA:
Ser um dos maiores do mundo, nos traz, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade e uma imensa satisfação. A satisfação vem de ser um ator importante nesta fase da transição energética. Precisamos virar a chave da era do petróleo e fazemos parte do grupo de empresas que está permitindo que essa virada de chave aconteça.
Para isso, o desenvolvimento tecnológico deve ser constante, nos trazendo a responsabilidade da evolução contínua e adequação às necessidades dos clientes e parceiros. O investimento em P&D é fundamental. Os inversores são a inteligência de um sistema fotovoltaico e temos que continuamente olhar para o futuro. Hoje, discussões como blockchain, digitalização de energia, IoT, mini-redes e integração com diferentes fontes de energia e de armazenamento, já fazem parte do desenvolvimento tecnológico ou já estão disponíveis em nossa linha de produtos.

O PORTAL BRASIL SOLAR: Desde 2017 realizam investimentos na mobilidade elétrica, quais são eles?

RESPOSTA:
A Fimer é um dos maiores fornecedores globais de estações de carregamento de veículos elétricos. Mas, até 2019, projetávamos e fabricávamos para outras empresas, com as marcas destas, principalmente as empresas de energia. Ou seja, já detemos a tecnologia e somos players importantes deste setor.
Agora em 2020 estamos lançando a nossa própria marca, com estações de carregamento tanto em corrente alternada – CA (Residencial e comercial) quanto corrente contínua – CC (carga rápida e ultra-rápida), em potências que vão desde 3kW a 160kW, com previsões de expansão desta linha até 350kW nos próximos anos.
Também temos um projeto de integração das soluções de conversão de energia com os sistemas de carregamento de veículos elétricos.

O PORTAL BRASIL SOLAR: A empresa foi parceira do projeto 10 Star Home, primeira casa de dez estrelas da Austrália do Sul com design sustentável. Como foi o desenvolvimento deste projeto?

RESPOSTA:
A Australia possui um programa de certificação de residências seguindo diversos critérios, principalmente em relação a consumo e gestão de energia. Até recentemente nenhuma residência tinha recebido a condecoração máxima, de 10 estrelas. Nós fornecemos uma solução de geração híbrida de energia através de nosso React 2, com baterias de lítio e um sistema de automação que gerencia a geração e o consumo de energia, desde sistemas de aquecimento/climatização, iluminação e eletrodomésticos integrados em rede e sincronicidade instantânea.
Alcançou-se um índice de mais de 90% de autossuficiência do sistema e o primeiro rating 10 Star Home do programa.

O PORTAL BRASIL SOLAR: Após a aquisição do negócio de inversores solares da ABB, quais são as tendências para o mercado brasileiro em 2021?

RESPOSTA:
O mercado brasileiro se tornou um dos principais e maiores mercados de energia solar do mundo. Poucos países têm percentual de crescimento que nós temos. É natural, então, haver uma atenção às necessidades locais. Projetos através das chamadas fontes limpas, voltados para o mercado livre de energia, estão apresentando crescimento acelerado e já estamos de olho no conceito de armazenamento de energia associado a estes projetos, com inversores centrais bidirecionais, já existentes em nossa linha. O conceito do híbrido e independente da rede também é uma tendência de curto prazo, seja para projetos de pequeno porte, residenciais e pequenos comércios, ou para o agronegócio, um dos maiores, se não o maior, propulsores de nossa economia. Já temos equipamentos disponíveis para todos esses mercados.


Fonte: Biomassa BR

PARTICIPE DO NOSSO PRÓXIMO EVENTO

WORLD FÓRUM DG

Discutiremos os principais desafios e oportunidades que teremos na geração distribuída com fontes renováveis e energia solar fotovoltaica.

Save the Date
24, 25, 26 e 27 de novembro de 2020.

Iremos transmitir conteúdo técnico, comercial e científico de alta qualidade sobre o setor no Brasil e no mundo.

Acesse o site Oficial do Evento: World Fórum DG

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: