Entrevista exclusiva com Paulo Maisonnave da ENEL X

Image

A Enel X é uma empresa global que lidera a transformação do setor da energia. Ao mudar o paradigma, a Enel X ajuda os clientes a utilizar a tecnologia para transformar energia em novas oportunidades, para que possam prosperar e impulsionar o progresso em todo o mundo.

O PORTAL BRASIL SOLAR: Fale sobre a ENEL X e sua estrutura?

RESPOSTA: A enel X é uma empresa focada em soluções, produtos e serviços de energia. Somos uma empresa global, temos 4 grandes negócios no Brasil relacionados aos tipos de clientes a quais trabalhamos. As áreas focadas são em indústria, cidades, cliente final e mobilidade elétrica, onde são buscada soluções.

O PORTAL BRASIL SOLAR: Como foi para a empresa ser a vencedora do prêmio ‘’Compasso d’Oro’’ que é o mais antigo e reconhecido do mundo?

RESPOSTA: Foi totalmente relevante, ficamos muito felizes pelo reconhecimento do trabalho. Buscamos ter muito mais que um bom produto, mas também um design que seja atrativo para o cliente.

O PORTAL BRASIL SOLAR: Qual desenvolvimento foi realizado para criar as soluções para carregamento de veículos elétricos?

RESPOSTA: Trabalhamos a mais de 10 anos com soluções de carregamento e investimento em tecnologias para carregamento de carros elétricos principalmente na Europa, também nos EUA e América Latina. Nos EUA começamos a trabalhar fortemente com software e globalmente somos focados na jornada do consumidor, com as experiências à quais eles possuem com carregamentos.

Então mais do que a simples tecnologia, tanto de hardware ou software, buscamos a experiência de qualidade para o cliente final. Esse produto foi desenvolvido justamente para isso, para não ser somente uma peça hardware de para carregar o carro, mas que tenha todas funcionalidades hardware, software e design para que o consumidor fique à vontade e tenha uma boa experiência no uso desta solução.

O PORTAL BRASIL SOLAR: Nos fale sobre as soluções de mobilidade elétrica, nomeados como ‘’JuiceBox’’ e o ‘’JuicePole’’?

RESPOSTA: O juicebox é a nossa solução que é portátil, você coloca na parede e ela pode ser usada por vários públicos, mas principalmente o público residencial. Então para um cliente que adquiri um veículo elétrico e quer ter um carregamento dentro da sua casa ou condomínio, essa é a solução mais adequada. Porém também pode ser utilizado em escritórios, shoppings centers, comércios e indústrias.

Essa solução é adotada por várias montadoras do mundo inteiro, inclusive no Brasil, como solução de carregamento. Quando se compra o carro elétrico você adquiri este carregamento junto.

O JuicePole é um carregamento mais preparado para ficar exposto ao público, como carregamentos na cidade. Mas também são usados em indústrias e soluções de Carsharing.

Essas foram as duas soluções que foi reconhecido com design desse prêmio.

O PORTAL BRASIL SOLAR: Por que a mobilidade elétrica e design foram com foco no desenvolvimento das cidades digitais sustentáveis?

RESPOSTA: O nosso conceito é que o crescimento ocorre porque realmente há benéficos e vantagens em morar nas cidades, a urbanização trás desenvolvimento. É um movimento no mundo inteiro que ocorre cada vez mais onde se formam cidades, aglomeração de pessoas e oportunidades de trabalhos. A cidade em si é algo que devemos trabalhar com esse desenvolvimento.

Para isso queremos que as cidades sejam sustentáveis do ponto de vista como é com o sistema, olhar para a parte ambiental, trabalho e econômica. Deve ser sustentável do ponto aonde consiga usufruir dos recursos dela sem degradar os recursos da própria cidade. Com este pensamento, temos todo a questão de energia circular, de uso, reuso e extensão da vida útil, ou seja, colocar os serviços ao cliente mas que isso seja sustentável ao longo do tempo.

O design é parte integrante de uma solução para que você possa gerar uma solução sustentável e a partir disso chegar a uma cidade digital também de forma sustentável.

Equipamentos como os nossos que são todos inteligentes, são o foco da ENEL X que sempre trabalha com carregadores digitais. Eles te entregam informações e conhecimentos de sua recarga, ajudando na definição de melhorias na cidades, como trabalhar para ter um aplicativo onde você pode identificar onde estão os carregadores que pode ser utilizados e programar os carregadores. Isso faz com que a cidade vá ficando cada vez mais inteligente e sustentável.

O PORTAL BRASIL SOLAR: Para a ENEL X, qual é a importância de investir em tecnologias para mobilidade elétrica?

RESPOSTA: A mobilidade elétrica é uma das partes da transição energética que ocorre no mundo inteiro, onde sai do uso de combustíveis fosseis e passa para o uso de fontes de energias renováveis e por sua vez na eletrificação de vários meios, inclusive as mobilidades de transportes. Então isso já ocorreu em vários momentos, como a eletrificação do transporte de massa a muito tempo, sendo os metrôs, trens e agora também com a eletrificação dos ‘’levíssimos’’, que são patinetes e bicicletas elétricas.

Em questão do carro, estamos acostumados com a combustão mas é uma evolução normal e até silenciosa desta eletrificação dos carros.

A energia está se posicionando como líder do mercado para poder criar esta infraestrutura e conforto para o cliente, sendo ela inteligente de recarga para facilitar a vida dos clientes que querem utilizar mobilidade elétrica.

Estamos investindo muito no mundo inteiro, de várias maneiras para poder participar ativamente deste mercado de mobilidade elétrica e apoiar está grande transição energética no mundo.

Fonte: Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: