Setor empresarial brasileiro defende proteção à Amazônia e metas climáticas mais ambiciosas

Image

Durante a Climate Week Nova York, que acontece esta semana, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) apresentará iniciativas do setor privado para conter desmatamento ilegal e metas mais ambiciosas para reduzir emissões de gases do efeito estufa

Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2019 - O aumento do desmatamento ilegal da Amazônia despertou a atenção internacional dos maiores investidores sobre as iniciativas de preservação da floresta e as metas de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) assumidas pelo país no Acordo de Paris. Para mostrar o comprometimento do setor empresarial com essa agenda, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) apresentará na Climate Week de Nova York, as iniciativas das empresas por uma ambição climática que priorize emissões zero (net zero) e um desenvolvimento socialmente justo pós-pandemia.

Um dos principais eventos globais sobre mudanças climáticas, a Climate Week de Nova York, organizada pela The Climate Group, acontece de 21 a 27 de setembro, com mais de 350 eventos, que reunirão líderes empresariais e governamentais, além de especialistas de diversas áreas, para a construção de consensos a respeito de ações climáticas mais ambiciosas que permitam manter o aumento da temperatura global em até 2°C.

“Estima-se que as emissões de GEE no planeta tenham uma queda de 6% neste ano, reflexo da redução na queima de combustíveis fósseis. Na contramão, o Brasil pode ter um aumento de 10% a 20% de emissões em relação a 2018, dependendo da trajetória do desmatamento na Amazônia nos próximos meses e do tempo para o início da recuperação da economia. Esta trajetória crescente de emissões de GEE segue no sentido oposto da forte retração prevista para a economia brasileira e global, e também na contramão das metas da nossa Política Nacional sobre Mudança do Clima”, alerta a presidente do CEBDS, Marina Grossi.

Marina ainda destaca o ano especialmente difícil vivido pelo país, com o agravamento da recessão econômica e os efeitos da pandemia do novo coronavírus. “Perdemos muitas vidas, negócios e empregos estão em risco, e a confiança dos brasileiros foi afetada. Em termos de ambição climática , há muito o que ser feito. Ao deixar de cumprir as metas climáticas para 2020, o Brasil deve entrar endividado no período de cumprimento do Acordo de Paris, o que tornará a NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) mais cara e difícil de cumprir”.

O CEBDS estará presente em três painéis virtuais na Climate Week de Nova York, em evento próprio e em parcerias com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e a iniciativa Amazônia Possível. O Conselho também apoia um evento realizado pela Coalização Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

O evento oficial do CEBDS acontece na sexta-feira (25), às 10h, com o painel Como o Setor Empresarial está apoiando a Amazônia. O evento reunirá representantes do setor empresarial para apresentar iniciativas de apoio a Amazônia, sob os valores da bioeconomia, por meio de soluções baseadas na natureza, enfrentando os desafios colocados pelas mudanças climáticas, perda de biodiversidade e de direitos humanos.

A programação tem início nesta terça-feira (22), com o lançamento internacional do Guia “10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável”, uma parceria entre CEBDS, Instituto Arapyaú, Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Instituto Ethos, Rede Brasil do Pacto Global da ONU e Sistema B. O Guia pretende ser um norteador para empresas que desejam operar de forma mais sustentável na região amazônica.

Na quarta-feira (23), às 10h, a presidente do CEBDS participa do debate virtual sobre a recuperação verde e a perspectiva brasileira, realizado em parceria com o iCS. O evento apresentará possibilidades de implementação de Planos de Recuperação com foco no clima e em uma nova economia mais sustentável, considerando os setores público e privado. Às 15h, o CEBDS apoia o debate promovido pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, sobre rastreabilidade no setor agropecuário como forma de proteção das florestas brasileiras e ganho de credibilidade junto ao mercado internacional.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

AGENDA CEBDS NA SEMANA DO CLIMA DE NOVA YORK

EVENTO OFICIAL

Dia 25 de setembro

10h às 11h30 (Horário de Brasília)

Título do evento: How is the Business Sector Supporting the Amazon? / Como o Setor Empresarial está apoiando a Amazônia?

*Evento em inglês

Nunca na história o futuro da humanidade e o planeta dependia tanto da nossa capacidade de entender que vivemos em um único planeta, e que nossa sobrevivência está diretamente ligada à preservação e valorização de seus recursos naturais. Os impactos sociais e econômicos causados pela pandemia COVID-19 em escala global e sem precedentes é um alerta de que ignorar os riscos de quebrar a estabilidade ecossistêmica traz consequências devastadoras, semelhantes ao que vem acontecendo com a emergência climática.

A situação atual da Floresta Amazônica com o aumento do desmatamento e da destruição vai contra o que o setor privado acredita e deixará o Brasil ainda mais distante do alcance de suas metas climáticas e de um futuro justo e sustentável. Além da percepção negativa da imagem do Brasil internacionalmente, as questões sociais e ambientais na Amazônia são altamente prejudiciais ao desenvolvimento de negócios e projetos indispensáveis. Os valores sustentáveis devem ser disseminados e intrínsecos aos atores e à maneira de fazer negócios na região.

O uso do conhecimento dos ecossistemas para entender sua relação com as empresas e a sociedade como forma de conectar oportunidades à solução de problemas na região tem sido feito por muitas iniciativas e organizações.

Neste evento o CEBDS reunirá alguns desses atores para mostrar como o setor empresarial pode e está apoiando a Amazônia, trabalhando sob os valores da bioeconomia, por meio de soluções baseadas na natureza, enfrentando os desafios colocados pelas mudanças climáticas, perda de biodiversidade e de direitos humanos.

Informações atualizadas do evento, incluindo grade de palestrantes, inscrições e conexão aqui:

https://www.climateweeknyc.org/event/how-business-sector-supporting-amazon

Compartilhe esta noticia: