Única diz que comercialização de CBios bate recorde após revisão de metas para 2020

Image

O governo reduziu pela metade as metas para aquisição de CBios pelas distribuidoras no ano, por conta da pandemia de Covid – 19 ocorreram impactos ao mercado.

Nesta quarta – feira, segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) mostra que no Brasil a comercialização de créditos de descarbonização (CBios) para distribuidoras de combustíveis registrou um aumento significativo depois de o governo publicar metas revisadas para 2020.

O comunicado da Única, revela que o estoque de CBios na bolsa teve alta de 1,11 milhão na primeira quinzena de setembro, enquanto as negociações para as distribuidoras atingiram um recorde de 321,16 mil créditos no período.

Na última quinta-feira, o governo reduziu pela metade as metas para aquisição de CBios pelas distribuidoras no ano, por conta da pandemia de Covid – 19 ocorreram impactos ao mercado. O objetivo inicial do programa era de 28,7 milhões e passou a ser 14,5 milhões de créditos em 2020.

"O importante neste momento é que o RenovaBio entre de fato em operação, tornando realidade uma das maiores políticas de descarbonização dos transportes do mundo", disse em nota o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, fazendo referência ao programa local de descarbonização, que contribui com as metas do Brasil no Acordo de Paris e dá impulso à indústria de biocombustíveis.

Segundo a Única, o preço médio do CBio na primeira quinzena de setembro variou de 19,75 reais a 24 reais.

Desde o final de abril cerca de 657,97 mil CBios foram negociados, o equivalente a 8,1% do estoque disponível. As distribuidoras de combustíveis, compraram quase 94% desse montante.

O governo também propôs a compra de 24,8 milhões de CBios por distribuidoras no ano de 2021. Os objetivos avançam gradualmente a cada ano, até que atinjam 90,67 milhões de créditos em 2030.


Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: