Especialistas dizem como tornar uma planta de biogás lucrativa e debatem o futuro do setor no Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

Image

Começa nesta quarta-feira e se estende até sexta, a série de webinars do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Pela primeira vez, o evento que será realizado presencialmente de 29 de março a 01 de abril em Caxias do Sul (RS), terá três dias de debate em transmissão ao vivo pela Internet, com a presença de 14 especialistas e profissionais de universidades, instituições de pesquisa, empresas e associações ligadas ao tema.

A abertura debaterá “Estamos desperdiçando energias renováveis em forma de esgoto e lixo urbano?”, com a professora Suelen Paesi (moderadora), Vânia Schneider (Universidade de Caxias do Sul - UCS), José Fernando Thomé Jucá (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE) e Maria Varesche (Universidade de São Paulo - USP) e Gabriela Otero (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - Abrelpe).

Na quinta-feira, dia 10, o assunto aborda: Como tornar uma planta de biogás mais eficiente e também lucrativa? Este é um dos grandes desafios de quem trabalha no agronegócio. O pesquisador e chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz, diz que “serão abordadas as oportunidades que podemos encontrar nos resíduos agroindustriais, trazendo algumas experiências desenvolvidas e conduzidas a campo; a questão dos resíduos da produção animal e os cuidados com o manejo e preparação destes substratos para que a recuperação de biogás seja otimizada; e a experiência de sucesso na produção de biogás na pecuária do estado de Minas Gerais, uma das regiões brasileiras que tem se destacado na geração de biogás a partir destes resíduos.”

Neste segundo dia do evento online, o pesquisador da Embrapa irá moderar o debate que terá as presenças do analista da Embrapa Suínos e Aves Ricardo Steinmetz; do professor Odorico Konrad, da Universidade do Vale do Taquari (Univates); e do engenheiro André Holzhacker, da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap).

Na sexta-feira, dia 11, o diretor de desenvolvimento tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Marques, comanda os debates sobre - Avanços e Perspectivas de futuro para o Biogás no Brasil. Serão discutidos o mercado brasileiro do biogás e do biometano, as novas estratégias para produção de biogás com resíduos sólidos urbanos, as oportunidades para o setor elétrico brasileiro a partir dos avanços com geração distribuída e mostrado o caso dos efeitos positivos do biometano para a companhia de gás do Ceará e quais os fatores relevantes da região para oportunidades com biometano.

"Dentro destes temas, vão ser identificadas muitas oportunidades para empreendedores do biogás e biometano, prestadores de serviço da cadeia do biogás e especialmente interessados em produzir biogás e biometano que estão procurando entender quais as oportunidades vinculadas aos seus resíduos, às suas demandas energéticas que o biogás e o biometano se encaixam. Então, é muito importante ficar atento a esse webinar para ter essa leitura de oportunidades para se aproveitar do biogás e do biometano e ganhar competitividade e gerar novos negócios", destaca Marques. O diretor do CIBiogás terá a companhia de Tamar Roitman (Associação Brasileira do Biogás - ABiogás), Luis Felipe Colturato (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial - Unido/GEF), Maycon Vendrame (Itaipu Binacional) e Hugo Figueiredo (Companhia de Gás do Ceará - Cegás).

As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas. Os participantes receberão certificado digital. Os debates iniciam sempre às 10h30 da manhã com transmissão pelo canal do Fórum no YouTube (youtube.com/biogasebiometano), mas apenas os inscritos receberão link de acesso.

Fórum presencial em 2021 – O encontro presencial do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano acontece em Caxias do Sul-RS, entre 29 de março e 1º de abril de 2021, no UCS Teatro e no Centro de Convivência da UCS.

A programação inclui seminários técnico-científicos, reuniões com produtores, setor industrial, prefeituras, pesquisadores e instituições de ciência e tecnologia e palestras, além do espaço de negócios para empresas divulgarem seus produtos e serviços. Nos painéis serão debatidos o panorama do biogás e do biometano; arranjos cooperativos e parcerias público-privadas em projetos de biogás; biogás para energia elétrica; desafios e oportunidades para o biometano; biogás na indústria e na agropecuária e biogás de resíduos sólidos urbanos e esgoto.

Na quinta-feira, último dia do evento, os inscritos nas visitas técnicas podem acompanhar experiências e aplicações práticas de produção de biogás. Um dos roteiros inclui visitas à Fazenda Trevisan em Farroupilha e à Ambev em Viamão. A segunda opção é por visitas à Folhito Adubos Orgânicos em Estrela e à propriedade da família Wallauer em Salvador do Sul. A programação completa, os roteiros e outras informações estão disponíveis no site do evento, no endereço www.biogasebiometano.com.br.

Realização – O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é uma realização CIBiogás, Embrapa Suínos e Aves e UCS, com organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Serviço:
Webinars do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Quando: de 9 a 11 de setembro de 2020
Onde: Canal do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano no YouTube (youtube.com/biogasebiometano), às 10h30 da manhã
Inscrições: gratuitas e abertas em www.biogasebiometano.com.br

Evento Presencial - 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Quando: de 29 de março a 1º de abril de 2021
Onde: UCS Teatro, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS
Inscrições: www.sympla.com.br/3-forum-sul-brasileiro-de-biogas-e-biometano__830283

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: