Água marinha será purificada com ajuda de energia solar

Image

Tecnologia é capaz de transformar água marinha em água potável em menos de 30 minutos

Um grupo internacional de pesquisadores, liderado pela Universidade Monash, na Austrália, desenvolveu uma tecnologia capaz de transformar em menos de 30 minutos água marinha em água potável a partir do uso de energia solar. Os cientistas criaram uma rede organometálica (MOF) chamada PSP-MIL-53.

Os MOFs são compostos formados por íons metálicos e possui como característica a alta porosidade e elevada superfície de área interna. O grupo de pesquisadores introduziu uma substância chamada acrilato de espiropirano nos poros do MOF Mil-53, que é conhecido por seus efeitos de adsorção de moléculas.

Em estudo publicado na revista Nature Sustainability, a equipe mostra que o PSP-MIL-53 foi capaz de garantir 139,5 litros de água doce por quilo de MOF em um período de 24 horas, com baixo consumo de energia. Os experimentos envolveram a dessalinização de amostras de água com Total de Sólidos Dissolvidos (TDS) 2.233 ppm (partes por milhão) provenientes de rios, lagos e aquíferos.

A Organização Mundial da Saúde determina que uma água deve conter um TDS menor que 600 partes por milhão para consumo. Com o auxílio do PSP-MIL-53, os pesquisadores atingiram um índice inferior a 500 partes por milhão em cerca de 30 minutos e conseguiram regenerar o MOF para reuso a partir de energia solar em quatro minutos.

"A luz solar é a fonte de energia mais abundante e renovável do planeta. O desenvolvimento de um novo processo de dessalinização baseado em regeneração por energia solar fornece uma solução com eficiência energética e ambientalmente sustentável", afirma Professor Huanting Wang.

Wang diz que a tecnologia pode ser de grandes expectativas para outras atividades além da dessalinização da água.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: