30% do consumo de gás natural será substituído por Biogás na Polônia

Image

Este é um projeto importante para a agricultura e economia.

O ministro da Agricultura polonês, Jan Krzysztof Ardanowski, assinou uma carta de intenções com a empresa polonesa Orlen Poludnie, especializada na produção de biocombustíveis e biocomponentes de origem biológica, a Universidade de Ciências da Vida de Poznan e o Centro Nacional de Apoio à Agricultura (KOWR) para construção de 20 usinas de biogás de última geração que permitirão ao país avança em seus planos de descarbonização.

Os novos investimentos melhorará a eficiência econômica das empresas pertencentes à KOWR e também servirá para aumentar a competitividade da agricultura da Polônia e contribuir para a consecução dos objetivos climáticos, diz o ministro.

A KOWR supervisiona as maiores fazendas da Polônia, onde iria construir as instalações de produção de biogás, que usarão substratos agrícolas para a produção do biocombustível gasoso que mais tarde será convertido em eletricidade ou biometano.

Este é um projeto importante não apenas para a agricultura, mas também para toda a economia. "Será o primeiro passo para o desenvolvimento da área de energia, que até agora tem sido pousio”, disse o ministro.

Ainda estima-se que o potencial dos substratos da agricultura polonesa permita a produção de cerca de 7 bilhões de metros cúbicos de biogás, um terço da demanda doméstica.

A meta do programa é atingir pelo menos 0,5 trilhão de PLN (113 milhões de euros), e o retorno do investimento é esperado em quatro ou cinco anos.

Pelo acordo, Orlen Poludnie atuará em geral do projeto, enquanto a Universidade de Ciências da Vida de Poznan fornecerá a tecnologia inovadora a ser usada na construção das plantas de biogás.

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: