Águas de Portugal investe 370 milhões em energia eólica, solar e hidrogênio verde

Image

O projeto foi um dos 37 selecionados pelo Governo e empresa pretende produzir hidrogênio verde.

O Grupo Águas de Portugal com objetivo de atingir a neutralidade energética e carbônica em todas as atividades nacionais e internacionais no espaço de uma década. O investimento será de 370 milhões de euros num projeto que visa reduzir os consumos energéticos e aumentar a produção própria de energia a partir de fontes limpas: biogás, eólica, hídrica, solar fotovoltaico e solar flutuante.

Além disso, graças à produção própria de energia e redução dos consumos a conta de eletricidade que atualmente está por cerca de 65 milhões de euros por ano, deve chegar a ser apenas 25 milhões de euros. A empresa ainda tem planos para produzir hidrogênio, que deve atingir a produção de 708 GWh por ano, ou seja, cerca de 25 vezes mais da atual produção.

Este projeto inclui também planos para produzir hidrogênio a partir da significativa capacidade renovável que vai acrescentar ao seu portfólio: dos atuais 30,4 GWh para 708 GWh por ano.

Na apresentação do projeto, o presidente do conselho de administração do Grupo Águas de Portugal, José Furtado, anunciou que o projeto da empresa para o hidrogênio verde foi um dos 37 selecionados pelo Governo para passar à fase seguinte e vir a integrar a candidatura portuguesa ao estatuto IPCEI junto de Bruxelas.

O responsável anunciou também a criação de uma comunidade de energia no seio do Grupo Águas de Portugal, que permitirá transações de energia entre pontos de consumo dos membros da comunidade, com apoio a populações desfavorecidas.

O grupo tem marcha em vários projetos para produzir hidrogênio a partir de um energético que inclui fonte solar, eólica, hídrica e biogás.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, frisou que o Grupo Águas de Portugal é o “maior consumidor público de eletricidade de Portugal, abastecendo 80% dos portugueses”.


Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: