Cuba inaugura primeira usina de biomassa no país

Image

Bagaço de cana e Marabu serão utilizados para gerar energia

A primeira usina de biomassa em Cuba, localizada na província central de Ciego de Ávila, foi inaugurada na última semana. Com duas caldeiras, a usina de 60 MW deve fornecer cerca de 50% da demanda de energia da província de acordo com os idealizadores dos projetos.

A construção da usina começou em março de 2018, porém o furacão Irma atrasou a conclusão. Em janeiro 1.550 MWh e consumindo cerca de 2.120 toneladas de marabu durante janeiro foi testado e a unidade foi sincronizada pela primeira vez com a rede nacional em 16 de março.

A segunda caldeira, por sua vez, iniciou sua operação em 24 de abril e toda a eletricidade é capaz de consumir cerca de 2.100 toneladas de bagaço e 1.200 a 1.500 toneladas de marabu todos os dias.

A expectativa é que 100 mil barris de petróleo por ano sejam economizados e cerca de 300 toneladas de dióxido de carbono (CO 2) evitados anualmente.

De acordo com os especialistas a usina deverá consumir biomassa de marabu de junho a novembro e bagaço de cana de dezembro a maio, que será fornecido pela usina juntamente com o condensado.

O investimento total da usina foi montado a um custo de cerca de 180 milhões de dólares e cerca de 325 especialistas e técnicos chineses trabalharam durante as fases de construção, enquanto cerca de 200 trabalhadores cubanos e 40 engenheiros de diferentes áreas especializadas estiveram envolvidos na tarefa.

É a primeira vez que Cuba gera eletricidade a partir da biomassa de marabu, uma novidade renovável no país.


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: