Capim Elefante: Biomassa importante na alimentação de animais e geração de energia

Image

SEAGRO de Tocantins destaca ampliação do cultivo da planta em Palmas

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (SEAGRO) divulgou na última semana que está ampliando a área de cultivo de Capim Elefante no Centro Agro tecnológicos de Palmas.

O objetivo, segundo o engenheiro responsável pela ampliação, Wagner Palhares, é cultivar o capim para alimentação dos animais no momento. Segundo ele o potencial de produção de biomassa do capim supera o do milho e da cana-de-açúcar, podendo atingir média de 50 toneladas por hectare ao ano de matéria seca.

Dados da Embrapa destacam que o Capim Elefante é ultrapassa cinco metros de altura, resultando em alta produção de biomassa, sendo sua melhor característica.” A gramínea tem capacidade produtiva de até 300 toneladas em três cortes de matéria verde por hectare/ano, média produtiva de 30% superior, apresentando maior teor de proteína” destaca a secretaria em nota.


Capim Elefante para geração de energia limpa

Além do potencial e valor nutritivo que o Capim Elefante possui para a criação de gado de corte e de leite, a biomassa também vem sendo estudada como uma importante alternativa na geração de energia limpa no Brasil.

Assim como a Cana de Açúcar, a o Capim vem ganhando espaço e na Revista Biomassa BR inclusive já existem estudos sobre o uso dele para a geração de energia limpa. O setor vem crescendo a cada ano e a expectativa é que cada vez mais alternativas como o capim surjam para aumentar a oferta de energia sustentável no Brasil.

Para acessar as edições da Revista Biomassa BR clique aqui: https://issuu.com/revistabiomassabr


Fonte: Portal Biomassa BR

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: