Potencial de Biomassa é subaproveitada de acordo com especialista

Image

Brasil conta com um potencial enorme, porém ainda pouco explorado. Comunicação entre as áreas pode ser chave ideal para fomento do setor

A produção de Biomassa é subaproveitada no mundo e principalmente no Brasil. As percas e a inviabilização de projetos devido a logística estão entre os principais motivos, porém o país possui um potencial muito grande no que envolve o clima e temperatura, por exemplo, e que muitas vezes deixa de ser utilizado.

Um debate sobre o assunto em uma live realizada pela Biomassa TV, o consultor Pedro Francio Filho destaca o potencial enorme advindos de indústrias, uma vez que a mesma gera inúmeros resíduos que poderiam ser utilizados para geração de energia limpa.

Francio ainda ressalta que o potencial do país é incrível se comparado a outros países. “A produção vegetal do Brasil ela realmente é algo diferenciado, desponta absurdamente seja no caso de qualquer biomassa” afirma ele.

Porém sobre o aproveitamento ideal do produto ele acredita que o país ainda está engatinhando de forma amadora em processos produtivos. “Se o nosso potencial hoje em média pode ser um exemplo de como eu havia comentado no Brasil vários lugares com potencial com 80 metro cúbico hectare ano, ou seja, acima de 60, porque estamos produzindo 30, 40?” explica ele.

Outro fator importante que deve ser debatido, segundo Francio é a comunicação entre as áreas que envolvem biomassa, uma vez que o potencial é gigantesco, porém nem sempre os profissionais da área estão dispostos a debater e conhecer o setor como um todo de modo a fortalecer ainda mais o setor de biomassa no Brasil.

Pedro dá um exemplo de como essa troca de experiência entre os profissionais pode ajudar.

“Nós estamos no setor de produção já a quase 15 anos através da consultoria e quase 20 em experiência no setor e com relação a questão de produtividade a gente sempre focou muito nisso e é legal por que esse conceito que trouxemos para o setor florestal que começamos implantar em meados de 2003 a 2007 na área de eucalipto e pinus nós trouxemos do cinturão do milho, então a recomendação que a nossa equipe traz é visão da produção de milho, ou seja, essa filosofia e metodologia do milho que não é a metodologia original para colocar na floresta e os resultados falam por si só de produtividade” reforça ele.

O especialista afirma que o país já enxerga o potencial que possui em relação a biomassa, porém a soma entre as experiências é que poderá contribuir para o máximo de produtividade de cada área, de cada setor e produção vegetal, seja ele na parte florestal, bambu, forrageiras entre outras.

A live completa sobre o assunto pode ser acessada através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=4r34WV4iSow&t=41s

Fonte: Portal Biomassa BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 02 e 03 de setembro em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: