Política: Projeto de lei visa favorecer agricultores independentes de cana-de-açucar na geração de biocombustível

Image

Iniciativa tem como objetivo garantir que os ganhos do programa RenovaBio endereçados aos fabricantes também seja repassada aos agricultores

Um projeto de lei visa garantir que os agricultores responsáveis pela matéria prima na geração de biocombustíveis sejam remunerados pelo programa RenovaBio, o qual tem como principal objetivo fomentar o mercado do combustível renovável no país.

Criado por Efraim Filho, líder do Democratas, o projeto foi apresentado na última semana na Câmara Federal e em seu texto inclui desde produtores de cana independentes até agricultores que fornecerão oleaginosas e gordura animal para a produção dos biocombustíveis.

Dentre as justificativas do novo projeto de lei consta a garantir que os ganhos dos fabricantes de biocombustíveis no mercado de carbono também cheguem aos agricultores que forneceram o material. O pagamento será referente a proporção de matéria-prima entregue segundo o documento.

O projeto de lei foi enviado para aprovação dos deputados.



O que é o RenovaBio?

O programa Renovabio é uma política de estado lançado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em 2019 e que visa reconhecer o papel estratégico de todos os biocombustíveis na matriz energética brasileira. Dentre os combustíveis renováveis reconhecidos estão o etanol, o biogás e também o biodiesel.

De acordo com o ministério o programa é composto por três eixos estratégicos que visam atender as metas de descarbonização, a produção e certificação dos biocombustíveis no país e também o fornecer crédito pela descarbonização (CBIO).

Mais informações são encontradas no site no Ministério de Minas e Energia através do link: http://www.mme.gov.br/web/guest/secretarias/petroleo-gas-natural-e-biocombustiveis/acoes-e-programas/programas/renovabio


Fonte: Portal Biomassa BR

O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2020 & 5ª EXPOBIOMASSA nos dias 02 e 03 de setembro em Goiânia, Goiás!!

Site 5ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2020: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

Gostou do Conteúdo, Cadastre-se já e receba todas as notícias de BiomassaBR no seu email cadastrado

Compartilhe esta noticia: